O Latin Ncap divulgou hoje (21), a quinta rodada de resultados de 2019 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina. Alguns deles, como os Toyota Hilux e SW4 e o Chevrolet Cruze, já haviam sido avaliados, mas passaram por novas provas após a inclusão de mais equipamentos de segurança na lista de itens de série.
A Toyota Hilux com cabine dupla e a SW4 já haviam passado pelos testes de impacto frontal e lateral em 2015, sob o protocolo anterior, atingindo cinco estrelas para proteção dos ocupantes adultos e infantis. E agora, sob novo protocolo e com adição de novos itens de segurança, ambos modelos passaram por nova avaliação e receberam as cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e infantis.
O Chevrolet Cruze, produzido na Argentina, foi avaliado pelo Latin NCAP em 2018, alcançando quatro estrelas para proteção de ocupantes adultos e infantis. O impacto lateral de poste não foi realizado naquela época, porque o modelo não tinha airbags de cortina como equipamento de série. Agora, após receber seis airbags, o Cruze passou pelo no impacto lateral de poste e alcançou as cinco estrelas para Proteção dos Ocupantes Adultos. A proteção dos ocupantes infantis foi boa, atingindo as quatro estrelas. O Cruze não conseguiu as cinco estrelas para proteção dos ocupantes infantis porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP e porque tem que ser melhorada a proteção oferecida no impacto frontal.
A Nissan Frontier, cabine dupla, produzida na Argentina e no México, alcançou apenas quatro estrelas para proteção dos ocupantes adultos e infantis. Pois, a falta de proteção lateral (airbags) para a cabeça como padrão limitou o veículo a ser avaliado no impacto lateral de poste.