A Hyundai se antecipa ao Proconve L8, programa que vai enrijecer ainda mais as normas para emissões de poluentes nos carros vendidos no Brasil a partir de 2025, já promovendo atualizações no seu propulsor 1.0 turbo que equipa HB20 e HB20S, assim como o SUV Creta.
E justamente para o último essas mudanças já são praticadas, vide o fato da linha 2025 ter sido lançada recentemente, consistindo na adoção de uma bomba de óleo eletrônica controlada pela ECU do motor do veículo, nova válvula termostática também eletrônica, maior controle sobre o fluxo de lubrificação, além do coletor de escape que se integra ao cabeçote e reprogramação.
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Essas mudanças não apenas refletem apenas em melhorias de emissões e térmicas, mas também no consumo, pois o Creta 2025 tem médias sensivelmente melhores em relação ao modelo 2024, compare:
Creta 2024
- Etanol: 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada;
- Gasolina: 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Creta 2025
- Etanol: 8,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada;
- Gasolina: 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.
Embora tenha sofrido modificações, a potência e o torque seguem de 120 cavalos e 17,5 kgfm, respectivamente, tanto com etanol quanto com gasolina. O propulsor vem sempre aliado ao câmbio automático de seis marchas.