A Volkswagen já circula em intensos testes com o próximo SUV inédito da marca para o país, ainda sem nome, apenas batizado como VW 246 ou Projeto A0. Apresentou também no Rock in Rio, ainda sem muitos detalhes, mas quem esteve presente no evento já aproveitou para ver uma parte do que será o produto.
Baseado nisso e na atual leitura de design global da marca, inclusive aplicada no Nivus 2025 que chega neste segunda-feira ao mercado, o designer Kleber Silva (@kdesignag) elaborou uma projeção do que pode vir a ser o novo modelo sem nome definido, mas já é sabido que não terá mais que cinco letras. Vale ressaltar ainda que ele é fruto de um investimento da VW de R$ 16 bi que envolve 16 novos produtos entre 2025 e 2028.
Veja Também
⇒ Chevrolet Tracker 2026: veja projeção da renovação do SUV compacto
⇒ VW Nivus 2025 é lançado com várias novidades; veja preços e equipamentos
Sobre a projeção realizada, Silva apostou em faróis afilados com um “corte” no DRL de LED, algo que já foi percebido no modelo exposto no Rock in Rio. Já o para-choque dianteiro dispõe de ampla grade e de um skid plate prateado abaixo da placa, sem falar nos alojamentos para os faróis de neblina – o que particularmente não acredito, vide os atuais lançamentos. Tanto Nivus quanto T-Cross perderam os faróis de neblina.
A traseira deverá contar com lanternas horizontais e interligadas por uma peça preta, tal qual os SUVs nacionais da marca já citados, mas provavelmente sem iluminação, até como uma forma de reduzir custos. Diferente deles é a posição de placa, ficando abrigada no para-choque, assim como o hatch Polo e como era o finado Gol. Aliás, há quem diga que esse será o nome do modelo, algo descartado pela marca.
Internamente o designer adotou um volante inédito e com base no Skoda Fabia, modelo que a Volkswagen está utilizando como base para o novo produto. Silva também replicou do carro europeu as partes na cor vermelha e a central multimídia em uma posição mais proeminente e não rente ao painel. O ar-condicionado com comandos touchscreen está presente e este sim deve equipar versões mais caras.
Fato é que ele chega em 2025 e cercado de expectativas, devendo não apenas assumir o posto de SUV de entrada da VW no Brasil, mas o responsável pelo fim das versões Comfortline e Highline do Polo em razão da faixa de preço e do mesmo powertrain. Segundo apurações de alguns sites, o VW 246 terá apenas o 170 TSI como opção, tendo até 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque com câmbio manual ou automático dependendo da versão.