Ele já é uma pedra no sapato de diversos modelos há uns anos e parece que a tendência é continuar, a Jeep apresenta a linha 2025 do seu principal SUV médio, o Compass, modelo que chega com novidades bastante relevantes de mecânica, conteúdo e nos preços, já que ele fica até R$ 20 mil mais em conta mesmo ganhando recursos.
E é impossível começar sem falar da cereja do bolo, o motor 2.0 turbo a gasolina Hurricane 4 que já equipava a RAM Rampage, vindo nas versões Overland e Blackhawk, estreantes no catálogo do modelo da marca norte-americana. São 272 cavalos de potência, torque de 40,1 kgfm com câmbio automático ZF de 9 marchas e tração 4×4 com seletor de terrenos, de eixo traseiro totalmente desconectável e Power Transfer Unit (PTU) – para máxima eficiência de combustível e engates instantâneos quando a performance 4×4 é necessária.
Tudo isso para proporcionar um desempenho bastante atraente, 6,3 segundos de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 228 km/h.
O sistema de tração conta, ainda, com um seletor de terrenos pelo qual o condutor tem à disposição os modos:
Auto e Standard: detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração 4×4.
Snow: para utilização em terrenos de baixa aderência, como por exemplo grama molhada. Quando selecionado, esse modo permite arrancar em 2ª marcha e ativa o sistema 4×4 Full Time para minimizar a tendência em sair de traseira e maximizar a tração, dividindo-a igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro; Além disso, controla do torque eletronicamente.
Sand e Mud: apresenta calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama. Permite: trocas de marchas em rotações mais altas e manter o sistema 4×4 Full Time para maximizar a tração reduzida e possibilitar maior deslizamento das rodas.
Veja Também
⇒ Jeep para PcD com isenção de IPI, veja preços em abril
⇒ Jeep dará garantia de 1 ano para todos seus SUVs usados
Antes, restrito às versões topo de linha e como um opcional, o Jeep Compass agora conta desde a versão Longitude com sistema ADAS de série, sendo um opcional na versão de entrada Sport. Não só isso, mas também vem aperfeiçoado, sendo um assistente à condução de nível 2, sendo o único da categoria feito no Brasil a ter tantos recursos, dispondo de:
ADA e ADAS L2 – Assistente ativo de direção: É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.
Lane Centering – Centralizador de faixa: Esse é um avançado recurso que mantém o carro centralizado entre as faixas em uma estrada, monitorando outros veículos em faixas adjacentes através dos sensores do veículo.
ACC – Piloto automático adaptativo com Stop&Go: Escolha uma velocidade e uma distância constante que você deseja manter de outros veículos e deixe a tecnologia do seu Jeep acelerar ou diminuir a velocidade. Em caso de paradas totais até 2s, o sistema volta automaticamente.
AHB – Comutação automática dos faróis: por meio de uma câmera frontal identifica quando outros veículos se aproximam em sua direção, e regula a intensidade do farol de forma automática. Um auxílio muito bem-vindo especialmente para condução na estrada. Funciona também para casos em que identifica outro motorista à frente, para não ofuscar o retrovisor deste.
DDT – Detector de fadiga do motorista: tecnologia que analisa o comportamento do condutor em viagens longas. Se detectar sinais de fadiga ou queda de atenção, ativa alertas e uma mensagem no painel, sugerindo que o motorista faça uma pausa.
LDW – Aviso de mudança de faixas: uma câmera no para-brisa ajuda a monitorar marcações na pista, e em caso de um desvio, o sistema emite alertas no painel e começa a corrigir a direção gradualmente, a fim de manter o veículo na faixa.
FCW + PEB – Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas: sistema que identifica obstáculos na via (por meio de sensores de detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas) para evitar acidentes. e fornece alertas no painel e no volante. Caso o condutor não apresente reação, ele aciona os freios automaticamente.
TSR – Reconhecimento de placas de trânsito: sistema capaz de reconhecer placas de trânsito, como as de velocidade permitida, e emite alertas visual e sonoro caso o condutor esteja dirigindo acima do limite.
BSM – Monitoramento de pontos cegos: presença de sensores que ajudam a monitorar pontos cegos, emitindo avisos sonoros e alerta visual no retrovisor sempre que há movimento ou obstáculo lateral.
RCM – Detecção de tráfego cruzado traseiro: sistema de ajuda ao motorista nas manobras em marcha a ré em caso de visibilidade reduzida. Ele controla as áreas de detecção traseiras em ambos os lados do veículo, a fim de identificar objetos que se deslocam para os lados do veículo (a uma velocidade mínima de aproximadamente 5 km/h e máxima de cerca de 30 km/h – por exemplo, como é comum acontecer em estacionamentos).
Park Assist – Sistema de estacionamento semiautônomo: presença de câmeras e sensores externos que ajudam a executar a manobra corretamente por meio da exposição das imagens na tela da central multimídia. O sistema realiza a manobra, com o motorista apenas acelerando e freando o veículo.
Inédita e grande estrela da linha 2025 do Jeep Compass, a versão Blackhawk é muito mais do que uma configuração adicional: ela representa a estreia da linha esportiva da Jeep no Brasil.
Posicionada no topo da gama, a versão Blackhawk recebe o novo motor Hurricane 2.0 turbo e traz elementos exclusivos de design. Para começar, ela se diferencia por apresentar tratamento escurecido em diversos pontos, como grade frontal, logotipos e rodas – que, aliás, são de 19 polegadas em liga leve, e as únicas a contar com pinças de freio na cor vermelha, entregando uma dose extra de esportividade ao visual.
Aqui, para-lamas e saias laterais são na cor da carroceria, também reforçando o caráter esportivo da versão. O conceito escurecido é replicado no interior do veículo, que traz revestimento do teto na cor preta. Com exclusivo acabamento em couro e suede, os bancos ainda são elétricos, tanto para motorista como passageiro, o que reflete em mais praticidade ao dirigir, e mais conforto para quem vai de carona.
E há exclusividade também entre as funcionalidades: o porta-malas tem abertura e fechamento eletrônicos e possui sensor de presença, um recurso extremamente útil nas mais variadas situações do dia a dia em que o usuário está com as mãos carregadas. Com ele, basta movimentar o pé por baixo do para-choque traseiro para que o sensor detecte a presença e acione o sistema de abertura ou fechamento de forma automática.
O recurso batizado de “performance pages” é mais um particular desta versão. Por meio dele o condutor tem acesso a uma série de dados da pista direto na tela do painel digital, como Força G, pressão na turbina, percentual de utilização da potência e torque, velocímetro (digital ou analógico) e conta-giros do motor.
São sete versões: Jeep Compass Sport e Longitude (equipados com motor T270 Turbo Flex), Jeep Compass Limited (motor T270 ou TD350 Turbo Diesel), Jeep Compass Série S (motor T270), Jeep Compass Overland (motor Hurricane), Jeep Compass Blackhawk (motor Hurricane).
Jeep Compass 2025 com garantia de 5 anos
Além das inovações já mencionadas, a linha 2025 do Jeep Compass traz outra novidade: garantia de 5 anos de fábrica e assistência 24h em todo território nacional. E isso não é tudo, todas as unidades de Compass a partir de MY22 que ainda estejam em período de garantia e com as revisões em dia, passam a contar com a “Garantia Ampliada Jeep” por mais dois anos, de acordo com os critérios do programa, totalizando também os 5 anos. Por exemplo, um cliente com um Compass MY22, que estaria com a sua garantia de 3 anos terminando esse ano, poderá ter mais 2 anos de garantia adicional, de acordo com os critérios do programa.
Veja abaixo as versões e conteúdos de cada uma das versões, bem como preços:
Jeep Compass Sport T270 – R$ 179.990
Desde a versão de entrada, o SUV traz: ar-condicionado digital automático de duas zonas, direção elétrica, trio elétrico, faróis em LED com DRL integrado, faróis de neblina dianteiros em LED, bancos em tecido, lanternas em LED, painel com quadro de instrumentos de 7 polegadas, rodas de 18 polegadas, sensor de chuva, sensor crepuscular, central multimídia de 8,4 polegadas, entre outros itens.
Opcionais: bancos em couro, teto solar e Pacote High Tech com ADAS 2, painel de 10,25” e central multimídia de 10,1”.
Jeep Compass Longitude T270 – R$ 196.990
Itens da versão Sport + central multimídia de 10.1”, quadro de instrumentos de 10,25’’, bancos em couro, rodas de 18’’, som Beats, sistema ADAS 2, entre outros itens.
Opcionais: teto solar e Pacote Night Eagle (Design escurecido + Adventure Intelligence + Alexa in-vehicle + Wireless Charger + Park Assist + Rebatimento automático dos retrovisores + retrovisor eletrocrômico).
Jeep Compass Limited T270/TD350 – R$ 216.990/R$ 249.990
Itens da versão Longitude + Novo Adventure Intelligence Plus, Nova Alexa in-vehicle, Novas rodas em liga leve de 19”, 7 airbags, Banco elétrico para o motorista, Rebatimento automático dos retrovisores externos, Retrovisor eletrocrômico, Teto pintado de preto e Wireless Charger. Com motor diesel adiciona tração 4×4 com seletor de terrenos e HDC e câmbio AT9.
Opcional: teto solar
Jeep Compass S T270 – R$ 249.990
Itens da versão Limited + teto solar, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, park assist com sensor dianteiro, pintura dos plásticos na cor do carro e revestimento interno do teto na cor preta.
Jeep Compass Overland 2.0T – R$ 266.990
Itens da versão Longitude + Novo Adventure Intelligence Plus, Nova Alexa in-vehicle, Novas rodas em liga leve de 19”, 7 airbags, Banco elétrico para o motorista, Rebatimento automático dos retrovisores externos, Retrovisor eletrocrômico, Teto pintado de preto, partida remota, Wireless Charger e pintura dos plásticos da carroceria na cor do carro.
Opcional: teto solar
Jeep Compass 2025 Blackhawk 2.0T – R$ 279.990
Itens da versão Overland + detalhes escurecidos, banco do passageiro elétrico, porta-malas automático com sensor de presença, entre outros itens. Não há opcionais.