O ano era 2018 e a Volkswagen lançava um novo sedan compacto a ser posicionado entre o já consagrado Voyage e o médio Jetta, perfazendo a lacuna de preço entre ambos e sucedendo o Polo Sedan, extinto anos antes. Com isso, chegava o Virtus, derivado do Polo lançado no final de 2017 e que trouxe relativa modernidade ao segmento.
Foi o primeiro sedan compacto a ter um painel de instrumentos totalmente digital, herdado de modelos mais caros da marca, tendo também freio a disco nas quatro rodas, detector de fadiga, entre outros equipamentos. Perdurou dessa forma até 2023, quando recebeu sua primeira reestilização que o deixou mais completo e atual.
Hoje, todas as versões contam, por exemplo, com faróis totalmente em LED, carregador de celular por indução e, com câmbio automático, com o piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência.
Com relação ao conjunto mecânico, o Virtus 2024 conta com três opções de motores e duas de transmissão. Iniciando com o motor das versões de entrada, temos o 1.0 TSI também batizado de 170 TSI em virtude do torque, substituindo o 1.6 MSI.
São 116 cavalos no etanol e 109 na gasolina a 5.000 rpm com torque de 16,8 kgfm a 1.750 rpm independente do combustível utilizado. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis.
Já as duas versões seguintes, batizadas de Comfortline e Highline, contam com o também 1.0 turbo chamado de 200 TSI, sendo 128 cavalos no etanol e 116 na gasolina a 5.500 rpm com torque de 20,4 kgfm a 2.000 rpm em ambos os combustíveis. Por sua vez, a versão Exclusive vem com um 1.4 turbo (250 TSI) de 150 cavalos a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 nos dois combustíveis. Nos casos acima o câmbio é somente automático de seis marchas.
Quando falamos de desempenho, o 0 a 100 km/h é de 10,5s na versão 170 TSI manual e de 10,4s na 170 TSI AT. Indo para Comfortline e Highline, 9,9s, com a Exclusive marcando 8,5s.
No quesito consumo, o Virtus traz as seguintes médias:
- 170 TSI MT: 8,4 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (E); 12,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada (G);
- 170 TSI AT: 8,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada (E); 12,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada (G);
- 200 TSI AT: 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (E); 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (G);
- 250 TSI AT: 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada (E); 11,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada (G).
Nas medidas, o Volkswagen Virtus possui 4.560 mm de comprimento total, 1.751 mm de largura, 1.480 mm de altura e entre-eixos de 2.651 mm, além de porta-malas de 521 litros de capacidade, enquanto no tanque de combustível vão 52 litros.
Veja Também
⇒ Volkswagen Taos 2024: novidades, preços, equipamentos, ficha técnica e mais
⇒ Tiggo 8 Max Drive 2025: preços, equipamentos, ficha técnica e mais
Já desde a versão 170 TSI com câmbio manual, ele traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas, faróis e lanternas Full-LED, rodas de liga-leve de 15 polegadas, painel digital com tela de 8 polegadas, piloto automático, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas e Android Auto/Apple CarPlay com fio, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens.
A versão homônima com câmbio automático agrega ainda piloto automático adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência (AEB), paddle shifts para trocas manuais de marcha e Start&Stop – sistema que desliga o motor em pequenas paradas.
A versão Comfortline 200 TSI agrega ainda ar-condicionado digital automático, chave presencial com partida por botão, central multimídia VW Play com 10,1 polegadas e Android Auto/Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, faróis de neblina em LED e rodas de liga-leve de 16 polegadas com acabamento diamantado.
Topo de linha com o motor 200 TSI, a Highline soma rodas de 17 polegadas, painel digital Active Info Display de 10,25 polegadas, detector de fadiga, sensor crepuscular e sensor de chuva.
Por fim, a Exclusive 250 TSI adiciona rodas de 18 polegadas, acabamento interno e externo diferenciado e seletor de condução.
Abaixo, segue tabela completa de preços do Virtus tanto para o público geral quanto para PcD. Todas as versões dispõem de isenção integral de IPI e bônus de fábrica que varia com a versão – 12% na 170 TSI MT, 13% na 170 TSI AT (até dia 28 de março), 13% para Comfortline e Highline, 11% na Exclusive.
Confira abaixo os preços do Volkswagen Virtus 2024 para PCD
Versões | Preços públicos | Preços PcD |
---|---|---|
Virtus 170 TSI MT + VW Play | R$ 111.560 | R$ 94.640,29 |
Virtus 170 TSI AT + VW Play | R$ 119.910 | R$ 101.113,09 |
Virtus Comfortline 200 TSI AT | R$ 128.990 | R$ 106.999,00 |
Virtus Highline 200 TSI AT | R$ 139.990 | R$ 116.123,66 |
Virtus Exclusive 250 TSI AT | R$ 152.490 | R$ 123.922,91 |