Lançado em 2009, o Honda City Sedan surgiu como uma opção mais acessível que o consagrado Civic e como uma alternativa na gama de compactos em relação ao Fit, monovolume. Nunca foi um campeão de vendas, mas sim uma boa opção no segmento, sendo também uma alternativa aos sedans “populares” da época.
Em 2014, recebe sua segunda geração, adotando câmbio CVT, ficando maior e mais equipado, tendo mais sucesso entre o público do que a geração anterior. Em 2018, sofre uma reestilização e ganha a versão Personal, exclusiva para PcD e que teve relativo desempenho.
Em 2022, o City Sedan ganha a terceira geração, totalmente nova e tecnológica, com a missão de “suceder” o Civic, já que o sedan médio hoje só vem em uma versão importada. Veio com uma companhia, o inédito City Hatch, modelo encarregado de substituir o Fit após quase duas décadas de sucesso.
Veja os detalhes de City Hatch e Sedan 2024:
Honda City 2024 – versões
- Honda City Hatch EXL 1.5 CVT
- Honda City Hatch Touring 1.5 CVT
- Honda City Sedan EX 1.5 CVT
- Honda City Sedan EXL 1.5 CVT
- Honda City Sedan Touring 1.5 CVT
Honda City 2024 – especificações
O hatch e o sedan compactos da marca japonesa possuem somente um conjunto mecânico independente de versão escolhida.
É o motor 1.5 16V i-VTEC aspirado. Com injeção direta de combustível, o modelo possui 126 cavalos no etanol e na gasolina a 6.200 rpm, e 15,8 kgfm de torque no etanol, e 15,5 kgfm na gasolina a 4.600 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Honda City 2024 – consumo
Etanol
- 9,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (hatch);
- 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (sedan).
Gasolina
- 13,3 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada (hatch);
- 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada (sedan).
Veja Também
⇒ Honda HR-V 2023: versões, preços, fotos, equipamentos e mais
⇒ Volkswagen Nivus 2024: novidades, preços, equipamentos, ficha técnica e mais
Honda City 2024 – dimensões
O hatch possui 4.341 mm de comprimento total, 1.748 mm de largura, 1.498 mm de altura e 2.600 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 268 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 44 litros.
Já o sedan possui 4.529 mm de comprimento total, 1.748 mm de largura, 1.477 mm de altura e 2.600 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 519 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 44 litros.
Honda City 2024 – equipamentos
O City Hatch EXL traz ar-condicionado, chave presencial com partida por botão, bancos em tecido, alto-falantes, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de áudio no volante, alarme de segurança com imobilizador, freios ABS e EBD, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ESS, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, ISOFIX, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas), alerta de pressão dos pneus, lanternas traseiras e luz de placa em LED, limpador de para-brisa com função intermitente, espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico, conjunto óptico com DRL em LED (Luzes de Rodagem Diurna), sensor crepuscular, faróis de neblina. Além disso, botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com “um toque” em todas as portas com anti-esmagamento, piloto automático (Cruise Control), alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos, desligamento automático dos faróis após 15 segundos, sistema myHonda Connect, entre outros itens.
Já o City Hatch Touring agrega piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático e partida remota.
Indo para o sedan, a versão EX, a mais acessível, traz ar-condicionado, chave presencial com partida por botão, bancos em tecido, alto-falantes, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de áudio no volante, estrutura com deformação progressiva ACE, alarme de segurança com imobilizador, freios com sistemas ABS e EBD, controles de estabilidade e tração, assistente de partidas em aclive, ESS, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros, trava infantil nas portas traseiras, ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas), alerta de pressão dos pneus, lanternas traseiras em LED, antena tipo tubarão, limpador de para-brisa com função intermitente, espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico, conjunto óptico com DRL em LED (Luzes de Rodagem Diurna), sensor crepuscular, faróis de neblina. Além disso, botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com “um toque” em todas as portas com anti-esmagamento, piloto automático (Cruise Control), alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos, desligamento automático dos faróis após 15 segundos, entre outros itens.
Já a versão intermediária EXL agrega retrovisores externos com seta e rebatimento elétrico, bancos em couro, ar-condicionado digital, intermitente variável do limpador de para-brisa, sistema LaneWatch com uma câmera abaixo do retrovisor direito para minimizar ponto cego, painel parcialmente digital, sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens.
A topo de linha Touring do sedan é quem possui alguns itens mais exclusivos e que poucos possuem no segmento: piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático. Ademais, tem partida remota, retrovisor interno fotocrômico, interior claro a depender da cor externa, entre outros equipamentos.
Honda City 2024 – preços
*preços consultados no dia 26 de setembro de 2023.
City Hatch
VERSÕES | PREÇOS PÚBLICOS | PREÇOS PCD |
EXL 1.5 CVT | R$ 125.900 | R$ 119.631,35 |
Touring 1.5 CVT | R$ 134.600 | R$ 127.898,18 |
City Sedan
VERSÕES | PREÇOS PÚBLICOS | PREÇOS PCD |
EX 1.5 CVT | R$ 117.900 | R$ 108.282,70 |
EXL 1.5 CVT | R$ 128.000 | R$ 121.626,79 |
Touring 1.5 CVT | R$ 137.000 | R$ 130.178,68 |
Preços de revisão
Km ou Tempo | Preço |
10 mil ou um ano | R$ 403,43 |
20 mil ou dois anos | R$ 622,55 |
30 mil ou três anos | R$ 822,40 |
40 mil ou quatro anos | R$ 1.754,24 |
50 mil ou cinco anos | R$ 697,43 |
60 mil ou seis anos | R$ 1.293,52 |
Ficha técnica
Motor: 1.5
Cilindrada: 1497 cm³
Potência Max.: 126 cavalos @ 6.200 rpm (E/G)
Torque Max.: 15,8/15,5 kgfm @ 4.600 rpm (E/G)
Velocidade Max.: 186 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,6s
Transmissão: Automática CVT com sete marchas simuladas
Consumo urbano: 9,1 km/l (E) 13,3 km/l (G)/10,5 km/l (E) 14,8 km/l (G)
Consumo rodoviário: 9,2 km/l (E) 13,1 km/l (G)/ 13,1 km/l (E) 15,2 km/l (G)
Autonomia urbana: 355 km (E) 519 km (G)/405 km (E) 576 km (G)
Autonomia rodoviária: 410 km (E) 577 km (G)/462 km (E) 669 km (G)
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 185/55 R16
Dimensões Comprimento 4.341/4.529 mm; Largura 1.748 mm; Altura 1.498/1.477 mm; Entre-eixos 2.600 mm
Capacidade do tanque: 47 L.
Porta-malas: 268/519 L.