Em atividade há sete anos, desde 2016, a fábrica de motores da Toyota do Brasil que é sediada na cidade paulista de Porto Feliz chega ao marco de 1 milhão de propulsores fabricados na unidade. Desse total, 716 mil propulsores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.5L, que equipam os modelos Yaris e Etios foram produzidos, bem como 280 mil motores que foram destinados aos médios Corolla Sedan e Corolla Cross.
“Esta é uma marca impressionante para nós. Além de equipar os carros produzidos por aqui e que comercializamos regionalmente, também exportamos motores ‘made in Brazil’ para a América do Norte. Abrimos caminho para o futuro, mantendo a qualidade e segurança, e buscando mais competitividade nas nossas operações. Em breve, a planta produzirá o motor híbrido flex do nosso novo modelo compacto”, destaca Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina.
Veja Também
⇒ Toyota Corolla recebe desconto de até R$ 24 mil para PCD em julho
⇒ Com desconto de até R$ 24 mil, Toyota divulga tabela de preços para PCD, confira
“Celebrar a produção de 1 milhão de motores em Porto Feliz é um orgulho para nós. Este marco é resultado da dedicação de nossos colaboradores, e nos incentiva a continuar investindo em tecnologia de ponta e em práticas de sustentabilidade em nossa produção”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Única fábrica de motores da marca japonesa na América do Sul, sendo 16 no mundo, ela se destaca pela sua estrutura única de fundição, usinagem e montagem dos motores no mesmo prédio, tornando o processo de produção mais enxuto e competitivo, e tem um papel crucial na estratégia da Toyota do Brasil ao equipar seus modelos de veículos com motores de ponta.
Para o futuro, ainda em 2023, Porto Feliz deve ser responsável por produzir componentes destinados à produção da picape Hilux que vem da Argentina, bem como de componentes do chassi de Corolla Sedan e Corolla Cross.