Dessa vez a coisa foi mais delicada e a Volkswagen suspendeu nada menos do que a produção de suas três unidades fabris de veículos no território nacional, mantendo somente a fábrica de motores localizada em São Carlos (SP). Logo, as três fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté, ambas em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná, estão temporariamente paradas.
Segundo a fabricante alemã, isso se dá em virtude da “estagnação do mercado”, ainda que o Governo Federal tenha concedido descontos nos carros com preço até R$ 120 mil numa tentativa de reaquecer não só a indústria, mas também a demanda.
Veja Também
⇒ Volkswagen para CNPJ em junho (2023): veja preços vigentes
⇒ Carros Volkswagen ficam mais baratos para PcD após redução do Governo, confira
Iniciando pela matriz, a fábrica de São Bernardo, a famosa Anchieta, que produz Polo, Virtus, Nivus e Saveiro, sua interrupção vai se iniciar em 10 de julho, concedendo férias coletivas a partir de então e afetando os dois turnos de produção. Não há estimativa para retorno.
Taubaté, onde é feito o modelo de entrada Polo Track, teve suspensão iniciada na última segunda (26), mas já vai se encerrar nessa sexta (30), com a suspensão utilizando o banco de horas dos empregados. Por último, a fábrica de São José dos Pinhais, de onde sai o SUV T-Cross, um dos turnos está suspenso desde 5 de junho por um período de dois a cinco meses, com o outro turno suspenso entre 26 e 30 de junho.