A Toyota revelou o Yaris Cross na Indonésia, seu mais novo SUV compacto que pode ser produzido no Brasil para concorrer com outros SUVs no mercado, como o Chevrolet Tracker, o Jeep Renegade, Hyundai Creta e o Honda HR-V.
O Yaris Cross indonésio é baseado na plataforma DNGA, uma versão simplificada da plataforma TNGA encontrada nos modelos Corolla e Corolla Cross. O carro é maior que o Yaris Cross europeu, e possui comprimento de 4,31 metros e um entre-eixos de 2,62 metros, este último garante um espaço interno generoso ao modelo. No entanto, caso o modelo seja fabricado por aqui, as medidas gerais podem sofrer alterações pontuais.
Veja Também
⇒ Toyota estende bônus para PcD em quase todas as versões do Corolla, confira
⇒ Toyota para CNPJ e PR: 10% de desconto para Corolla e Hilux em abril, veja preços
Em termos de design, o Yaris Cross apresenta linhas visuais muito próximas do RAV4, seu irmão maior. A frente por exemplo, tem uma grade ampla em relação ao seu tamanho, e os faróis têm ângulos pronunciados, com uma linha LED superior e acabamento das luzes de neblinas na vertical.
A parte traseira do Yaris Cross apresenta semelhanças ainda maiores com o RAV4, isso, por conta do design das lanternas e da tampa do porta-malas. Internamente também traz algumas semelhanças do irmão maior, no entanto, também traz detalhes únicos.
A fabricante revelou alguns itens que serão de série no modelo, foi mencionado itens como: ar-condicionado digital, seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, monitor de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico, sensor de estacionamento, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia com tela flutuante de 10,1 polegadas, teto solar panorâmico (versão indonésia), carregador de celular por indução e possivelmente conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Quanto a motorização, por lá o modelo será equipado com motor 1.5 a gasolina e versões híbridas.
A Toyota do Brasil já havia confirmado um investimento de 1,7 bilhão para as plantas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior de SP. Além disso, foi detalhado pela fabricante que esse investimento seria para melhorias de ambas as plantas, mas também para produzir um inétido SUV Compacto híbrido flex no Brasil a partir do fim de 2024, que pode sim ser esse Yaris Cross apresentado na Indonésia.