A Citroën apresentou no dia de hoje (27), seu mais novo modelo a ser lançado no mercado brasileiro até o fim desse ano de 2023, mais precisamente no segundo semestre. Trata-se do SUV C3 Aircross que, como o nome sugere, deriva diretamente do hatch C3.
E dele é herdado o conjunto óptico dianteiro com faróis halógenos e DRL em LED, mas com para-choque e grade próprios, maiores e mais agressivos para conferir maior robustez ao modelo, tendo ainda entradas de ar diferenciadas e mais largas com os faróis de neblina nas extremidades.
Veja Também
⇒ Citroën C4 Cactus 2023: versões, preços PCD, fotos equipamentos e mais
⇒ Citroën para PcD: reduções ultrapassam os R$ 23 mil; confira
Lateralmente, rodas de até 17 polegadas, diferente do C3 que tem rodas até o aro 15 somente, com as tradicionais molduras nas caixas de roda e adoção de longarinas de teto. A traseira, exclusiva, traz lanternas interligadas por uma faixa vermelha, dando a impressão de ser uma peça apenas, formando um “C” nas extremidades, com ampla abertura do porta-malas.
E no porta-malas, serão 482 litros de capacidade nas versões com 5 lugares e 511 nas versões com 7 lugares, nesse caso, com a última fileira devidamente rebatida, mas com a opção de remover os bancos.
Vamos ao interior, onde na parte dianteira vemos muito do C3 Hatch, tendo o mesmo estilo de desenho de painel e acabamentos em plástico rígido, mesclando texturas. A multimídia é a mesma de 10 polegadas, tendo Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Ponto de crítica no irmão menor e que foi corrigido aqui (pelo menos na versão apresentada) é o painel de instrumentos que é digital de 7 polegadas – no mesmo estilo dos Fiat Pulse, Fastback e Toro.
Para os ocupantes da fileira do meio, há saída de ar vinda do teto com controle de intensidade individual, sendo os bancos corrediços e bipartidos. Indo para a terceira fileira, no máximo duas crianças conseguem ir bem, haja visto que o espaço é um tanto reduzido. Sobre as medidas, são 4,32 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e 2,67 metros de entre-eixos, além de vão livre do solo de 20 cm.
As vendas só começam mais para frente, como já citado, mas a expectativa é que o modelo custe a partir de R$ 100 mil, aproximadamente, indo até algo em torno de R$ 135 mil. Lembrando que as opções de motorização são duas, devendo ser 1.6 16V aspirada e 1.0 turbinada.