O hatch E-JS1, da marca chinesa JAC, foi o primeiro carro totalmente elétrico a ser avaliado pelo Latin NCAP, organização não-governamental responsável por aferir a segurança dos modelos vendidos na América Latina. Porém, o modelo decepcionou ao receber nota zero na avaliação de segurança do órgão.
Segundo análise do órgão no impacto frontal, o modelo apresentou boa proteção para cabeça e pescoço do motorista, enquanto a avaliação para o tórax e o joelho do condutor foi considerada marginal/pobre – ou seja, muito fraca. As canelas do motorista e do passageiro receberam proteção boa e adequada. A área dos pés foi considerada instável. A estrutura do habitáculo foi considerada instável.
Veja Também
⇒ Por R$ 214.990, CAOA Chery Tiggo 8 ganha assistentes à condução
⇒ Mais seguro, CAOA Chery Tiggo 7 Pro ganha versão Max Drive
Ademais, na colisão lateral, a cabeça e a pelve obtiveram boa proteção, enquanto o tórax e abdômen tem proteção fraca. Já a colisão lateral de poste ficou de fora por conta de não dispor de proteção de cabeça lateral (airbags) nem opcionalmente. O JAC E-JS1 conta com ISOFIX, embora fora dos padrões do órgão e com airbag duplo frontal, embora o do passageiro não possua desativação, o que inviabiliza o transporte de cadeirinhas.
O modelo apresentou 0% de proteção para os adultos, sendo 6% para crianças, 20% para pedestres e em segurança ativa a proteção é de 7%.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “A versão elétrica do JAC E10x, também chamado de EJS1 ou E-S1, é usada como táxi no México. O Latin NCAP compartilha preocupações ambientais em todo o mundo e está alinhada com todas as iniciativas relevantes para reduzir as emissões de CO2. No entanto, isto não deve ser motivo para desconsiderar a segurança dos veículos. Não deve ser uma questão de “limpo ou seguro”, ambos os aspectos são relevantes e não devem competir um com o outro. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU indicam tanto a segurança quanto o meio ambiente como aspectos-chave relevantes. Portanto, o status “amigável com o meio ambiente” não deve ofuscar a relevância da segurança do veículo. Há muitos modelos no mundo inteiro que têm emissões zero e oferecem um desempenho de segurança muito melhor do que este modelo JAC”.