No fim do ano, quase todas as pessoas pensam em fazer uma viagem de carro. No entanto, além de se preocupar em escolher um destino sem aglomeração por conta do coronavírus, também é preciso pensar na segurança do veículo durante o trajeto.
Algumas ações simples, realizadas por mecânicos profissionais ou até mesmo pelo próprio motorista, podem garantir uma viagem muito mais tranquila, evitando possíveis contratempos ou paradas desnecessárias. Veja algumas dicas para pegar estrada com segurança.
Serviço especializado
Nos dias que antecedem a viagem, a recomendação é que o proprietário encaminhe o veículo a um especialista para realizar uma inspeção e verificar a existência de serviços a serem feitos antes da próxima revisão programada.
Alinhamento e balanceamento das rodas – serviços naturalmente executados durante essas revisões – podem ser necessários, pois um carro desalinhado e desbalanceado traz risco à condução, principalmente em alta velocidade.
Nesta inspeção, também é recomendado verificar os itens da suspensão, como buchas, e a condição dos pneus, as pastilhas e fluido de freios, vazamento de óleo e fluido de arrefecimento e as condições da bateria.
Veja Também
⇒ Desconfiou do Combustível? Veja 6 testes que podem ser exigidos ao abastecer
⇒ Veja como regular os faróis do seu carro em casa
⇒ Baixa temperatura do motor: causas e riscos
Serviço que você mesmo pode realizar
Além dos procedimentos que devem ser feitos por um especialista, antes de pegar a estrada, existem inspeções que podem ser realizadas pelo próprio motorista.
- Lâmpadas do farol e de sinalização
Este cuidado deve ser periódico e é fundamental que o motorista se certifique de que todas as lâmpadas do veículo estão funcionando corretamente. Lâmpada com defeito diminui a visibilidade, além de ser passível de multa.
- Limpador do para-brisa e líquido de lavagem
Principalmente no verão, uma viagem de carro pode exigir um bom desempenho dos limpadores de para-brisa. Para não ser pego de surpresa por uma chuva torrencial, o motorista deve se atentar às palhetas. Se as borrachas estiverem ressecadas, impactando no desempenho, é hora de trocá-las.
- Óleo do motor
O lubrificante do motor sofre a perda de volume durante o uso do veículo, seja por consumo natural ou vazamentos. Por isso, é necessário que seja feita a inspeção com frequência mesmo que tenha ocorrido a troca dentro do prazo estabelecido pelo fabricante.
Na maioria dos veículos, a conferência é feita por meio da vareta de óleo do motor. No entanto, alguns carros possuem monitoramento de nível com sistema eletrônico e sinalizam o problema no painel.
- Calibragem dos pneus
Dentre todos os itens, este é aquele que o motorista já está mais habituado a fazer. A dica é conferir a calibragem quando estiver na iminência de pegar a estrada, com os pneus ainda frios. O estepe também deve ser calibrado!
[As dicas foram do Danilo Silva, engenheiro técnico da Motul]