No mercado brasileiro há três anos, o Volkswagen Polo de segunda geração – a nível Brasil e desconsiderando o Polo Classic, representou na época do seu lançamento uma evolução considerável do segmento de hatches compactos premium em nosso país e posteriormente no de sedans também, com o Virtus. Trouxe inovações que não eram vistas na concorrência e acabou virando um exemplo a ser seguido de certo modo para concorrentes posteriormente lançados.
Atualmente, sofre maior peso da concorrência e tem reflexo nas vendas, que hoje possuem menor representatividade. No entanto, o hatch da marca alemã possui diversos atributos, como uma motorização atual e com relativa confiabilidade, além de ter gabaritado os testes de segurança em que foi submetido.
Falaremos então da versão Comfortline 200 TSI do Volkswagen Polo, a mais em conta com motor turbo e que conta com bônus de fábrica para o público PcD.
O hatch compacto premium da marca alemã dispõe do motor 200 TSI (1.0 TSI) turboflex de três cilindros e 12 válvulas. Ele entrega no etanol 128 cavalos a 5.500 rpm e 116 cavalos também a 5.500 rpm quando abastecido com gasolina. Já no torque, são 20,4 kgfm a apenas 2.000 rpm em ambos os combustíveis. O câmbio utilizado é automático sequencial de seis marchas denominado pela VW de Tiptronic.
São 4.057 mm de comprimento total, 1.751 mm de largura, 1.468 mm de altura e 2.565 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 300 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 52 litros.
No etanol as médias conforme medição do INMETRO são 8 e 9,8 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 11,6 e 14,1 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
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A versão conta de série com ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas com função one touch nos dianteiros, travas elétricas, retrovisores elétricos com setas integradas e tilt down no direito, computador de bordo I–System com Eco-Comfort, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina com luzes de conversão estática, rodas de liga leve de 15 polegadas, central multimídia Composition Touch com tela touchscreen de 6,5 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay, entre outras funções, airbag frontal e lateral, freios ABS a disco nas 4 rodas, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, entre outros.
Para o público geral o preço de aquisição do modelo parte de R$ 78.190 sem opcionais na cor preta e para o público PcD o preço é de R$ 65.844,55 após aplicar isenção de IPI e bônus de 10% da montadora.
*cidade de São Paulo-SP como referência
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | R$ 527,80 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 591,90 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 517,80 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 1.027,18 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 517,80 |
60 Mil ou 72 meses | R$ 591,90 |
Motor: 1.0
Cilindrada: 999 cm³
Potências: 128 cv/116 cv @ 5.500 rpm (E/G)
Torques Max.: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm (E/G)
Transmissão: Automática com conversor de torque de seis marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 185/65 R15
Dimensões: Comprimento 4.057 mm; Largura 1.751 mm; Altura 1.468 mm; Entre-eixos 2.565 mm
Capacidade do tanque: 52 L.
Porta-malas: 300 L.
Peso ordem de marcha: 1147 kg
[Agradecemos – Rogério Ricce vendedor VW, contato: (11) 98927-7818]