As chamadas vendas diretas, que podem ser originadas a partir de vendas corporativas, nas quais a montadora negocia, diretamente, com grandes clientes, como frotistas e/ou locadoras, assim como, também, em operações realizadas nas concessionárias como, por exemplo, vendas feitas para taxistas, produtores rurais, PCD (Pessoas com Deficiência), entre outros.
Esta modalidade representou 45,84% do total de automóveis e comerciais leves emplacados no país no mês passado. Líder em setembro último, a Fiat aumentou sua vantagem sobre o segundo colocado, com 27,79% do Market Share, a marca Italiana abre 7,88 pontos percentuais sobre a Alemã Volkswagen, que fechou o mês com 19,91%. Na terceira posição não houve alteração e segue com a Chevrolet, que contabilizou 11,64%. A quarta posição também segue com a Jeep, que fechou com 10,48%. E fechando o Top 5, vem a Renault com 6,84% do Market Share.
⇒ Vendas diretas em agosto: VW faz dobradinha com Gol e T-Cross
⇒ Vendas diretas em julho: dos 5 primeiros colocados, 4 são SUV’s
⇒ Vendas diretas em junho: T-Cross também lidera esse segmento
Entre os automóveis que mais venderam nesta modalidade, está o a Volkswagen Gol, apesar dos anos de vida em nosso País (40 anos), o hatch veterano segue agradando boa fatia do mercado. O hatch alemão contabilizou 7.082 unidades vendidas nesta modalidade, consolidando-se como líder.
A Jeep também consegue colocar dois modelos na sequência, sendo o Compass em segundo e o Renegade em terceiro, com 5.064 e 4.476, respectivamente. Logo a seguir vem outro modelo do grupo FCA, o Fiat Argo, que vem ganhando mercado durante os últimos meses. O hatch Italiano emplacou 3.792 unidades no mês passando, garantindo a quarta posição no ranking de vendas diretas. Fechando o Top 5, vem o Tracker. O SUV compacto da marca norte-americana emplacou 3.282 unidades no período.
Entre os comerciais leves, o destaque de setembro ficou com a Fiat Strada, assim como no ranking geral, a picape da Fiat liderou com certa folga as vendas diretas entre os comerciais leves. No total, foram emplacadas 9.063 unidades da picape Italiana. A seguir, a Fiat consegue subir com mais uma picape ao pódio, estamos falando da Fiat Toro, a picape emplacou 3.609 unidades no período. Fechando o pódio, vem a picape Saveiro, com 2.810 unidades emplacadas.
[Fonte: FENABRAVE]