Volkswagen Tera será apresentado no Carnaval e chega para disputar com Pulse e Kardian

Novo SUV da Volkswagen será revelado em 2 de março e promete balançar o segmento de compactos.

Volkswagen Tera

O Volkswagen Tera, novo SUV de entrada da marca alemã, terá seu aguardado lançamento durante o Carnaval de 2025. A estreia acontecerá em 2 de março, em um evento no Sambódromo do Rio de Janeiro. Posicionado abaixo do Nivus, o modelo chega para competir diretamente com Fiat Pulse e Renault Kardian. A novidade reforça a estratégia da fabricante de ampliar sua presença no mercado de utilitários esportivos compactos.

Com produção na fábrica de Taubaté (SP), o Tera utiliza a plataforma MQB-A0, também usada no Polo, Nivus e Virtus. O SUV terá cerca de 4 metros de comprimento, sendo menor que o T-Cross, mas com dimensões próximas às do Polo. Seu entre-eixos de 2.566 mm é superior ao do Fiat Pulse (2.532 mm), mas inferior ao do Renault Kardian (2.604 mm).

Veja Também

⇒ VW Taos para PCD: SUV tem até R$ 39 mil de desconto para competir com Corolla Cross XR

⇒ PCD: VW T-Cross oferece até R$ 38,2 mil de desconto em janeiro de 2025; veja tabela

Teaser Volkswagen Tera

Sob o capô, a Volkswagen equipará o Tera com o motor 1.0 TSI de 116 cv, já conhecido em outros modelos da marca. Esse propulsor oferece torque de 16,8 kgfm e trabalha em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Há possibilidade de versões mais acessíveis com motor 1.0 aspirado, como ocorre nas opções de entrada do Polo. A estratégia visa tornar o SUV mais competitivo em preço, ampliando seu público-alvo.

Volkswagen Tera

Recentemente, unidades camufladas do Tera foram flagradas em testes nas ruas. As imagens revelam um design inspirado no Polo, mas com postura mais robusta. Ainda não está claro se o modelo contará com lanternas interligadas ou grade iluminada, como no Nivus. A Volkswagen também aposta em uma identidade visual moderna, alinhada com sua nova linguagem de design global.

Volkswagen Tera

O mercado de SUVs compactos está aquecido, e a chegada do Tera promete intensificar a disputa. Além dos já citados Pulse e Kardian, a Chevrolet prepara um modelo inédito, enquanto Toyota e Honda também planejam novas opções. Com essa concorrência acirrada, o novo Volkswagen precisará oferecer diferenciais para conquistar seu espaço.

Os preços ainda não foram revelados, mas a expectativa é que fiquem entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, posicionado entre Polo e Nivus. A Volkswagen reforça que o Tera é um carro pensado para o consumidor moderno, focado em conectividade e segurança. A marca espera que o modelo seja um dos protagonistas de seu portfólio em 2025, fortalecendo sua presença no segmento de utilitários esportivos.