A Volkswagen, como já sabemos, prepara os últimos detalhes para o lançamento da linha 2023 do hatch compacto Polo e com promessa de muitas novidades de estética, conteúdo e motorização. Como já sabemos também, a dianteira será a mesma do modelo europeu e a traseira será exclusiva do brasileiro, como já registrado no INPI.
Outro detalhe que já era conhecido é a adoção do motor 1.0 turbo na calibração do finado Up, ou seja, chamando-se 170 TSI, isso para substituir o descontinuado Polo MSI. Contudo, uma fonte ouvida pelo M.D.A confirmou que os treinamentos para a rede de concessionárias mostram mais que isso.
⇒ VW Nivus para PcD: veja os preços, verões, equipamentos (e fotos)
⇒ VW T-Cross PCD volta com desconto de até R$ 21 mil
Além da já sabida versão Track, de acesso, com motor 1.0 MPI aspirado, o Polo 2023 terá o motor 200 TSI retirado de cena, devidamente substituído pelo 170 TSI, menos potente e com menos torque, embora deva trazer menor consumo. Logo, o hatch terá as seguintes versões: Track MPI manual (substituto direto do Gol), 170 TSI com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas (substituto do Polo MSI já extinto), Comfortline 170 TSI automático e Highline 170 TSI automático.
Acima dessas, o Polo também deve manter a versão GTS com motor 250 TSI, trazendo apelo mais esportivo e a tecnologia do farol IQ. Light. Com o fim do Polo 200 TSI Comfortline e Highline, as respectivas versões terão uma redução de 12 cavalos no etanol (128 x 116) e de 7 cavalos na gasolina (116 x 109). Já o torque será reduzido de 20,4 kgfm para 16,8 kgfm.
Mas afinal, o que deve motivar essa troca? Antes do lançamento concreto é difícil trabalharmos com algo, mas acreditamos que um dos principais objetivos seja a redução do consumo de combustível, acarretando numa melhora de eficiência. Além disso, distanciar o modelo dos SUVs Nivus e T-Cross que manterão a calibração 200 TSI e que certamente devem conflitar em preços com algumas versões do Polo.
Isso deve ser motivo de crítica? Acreditamos que não, já que mesmo recalibrado “para menos”, se manterá na média dos concorrentes 1.0 turbo. Chevrolet Onix possui 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque (mesmo número), já Hyundai HB20 possui 120 cavalos e 17,5 kgfm de torque. Além disso, pode proporcionar ao modelo da marca alemã um aumento de preço não tão acentuado em relação a linha 2022.
Se não ocorrer maiores problemas por conta de componentes escassos, entre outras questões, o Polo 2023 deverá ser lançado no mês de outubro. O Virtus, por sua vez, chegará depois, podendo ficar até mesmo para o próximo ano.