A Volkswagen está pronta para iniciar uma nova fase no mercado brasileiro com o lançamento do SUV compacto Tera. O modelo chega para ocupar o espaço entre o Polo e Nivus.
Produzido em Taubaté (SP), o novo utilitário aposta em um design robusto para atrair um público amplo. A estratégia da marca é repetir o sucesso dos seus modelos icônicos, agora em um segmento que cresce cada vez mais.
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O design foi desenvolvido do zero e traz identidade visual renovada. A dianteira exibe uma grade compacta com detalhes cromados, enquanto a traseira aposta em lanternas pequenas e interligadas por uma barra preta, que não é iluminada.

Por dentro, o Volkswagen Tera aposta em um ambiente moderno e funcional. O painel de instrumentos é totalmente digital configurável. A central multimídia também possui tela flutuante oferecendo conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O acabamento interno conta com plásticos texturizados e detalhes cromados, trazendo um aspecto sofisticado.

Foram confirmadas quatro versões, sendo a topo de linha Outfit. Na mecânica, se seguir o Polo, haverá duas opções: o 1.0 aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm com etanol (77 cv e 9,6 kgfm na gasolina), sempre com câmbio manual. Já as versões mais caras usam o 170 TSI, presente em Polo e Virtus, com 116 cv no etanol, 109 cv na gasolina e 16,8 kgfm, podendo ter câmbio manual ou automático.

Construído sobre a plataforma MQB A0, a mesma do Polo e Nivus, o SUV de entrada da Volkswagen promete ter boa nata de segurança nos testes do Latin NCAP.
As dimensões não foram divulgadas ainda, mas por ser produzido sobre a plataforma MQB, espera-se no mínimo um entre-eixos de 2,57 metros, mesmo de Polo e Nivus, garantindo um bom espaço interno para os ocupantes. A altura em relação ao solo também será maior do que a do Polo.

A Volkswagen divulgou apenas a lista de equipamentos da variante topo de linha, Outfit, equipada com o pacote Outfit que traz o pacote ADAS. Nesta versão encontramos ar-condicionado digital, direção elétrica, seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, freios ABS com EBD e disco nas quatro rodas, controlador de velocidade adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de mudança de faixa, detector de ponto cego com assistente de saída de vaga, detector de fadiga, central multimídia VW Play com tela de 10,1″, câmera de ré, carregador de celular por indução, faróis de LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, chave presencial, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, rodas de liga leve de 17”, sistema start-stop, entre outros.

Os preços ainda não foram oficialmente confirmados, mas a expectativa é que partam dos R$ 100 mil e cheguem aos R$ 135 a R$ 140 mil na versão topo de linha Outfit.
