A Fiat está testando de forma bastante intensiva o seu futuro lançamento, o SUV Fastback. Ainda bastante camuflado, não é possível termos muitos detalhes sobre a carroceria, sabendo apenas que terá inspiração no já lançado Pulse e no sedan Cronos. Porém, o parceiro Bruno Arthur (@bruarthur_) do Canal Mundo Drive (@mundodrive) fez um flagra do modelo que pode ser considerado um dos mais detalhados até hoje, o qual agradecemos.
Como comprovam as fotos (vide galeria abaixo), a camuflagem zebrada do SUV ainda é carregada de “caixotes”, escondendo o formato original da carroceria que como já é sabido será em um estilo cupê, além da própria Fiat confirmar através de teaser. Aqui vai um adendo: embora inspirado no conceito Fastback do Salão do Automóvel de 2018, a derivação não será da Toro.
⇒ Fiat libera Pulse com isenção de IPI e bônus de 4% em abril
⇒ Fiat para PcD: confira opções com isenção IPI na marca italiana
As fotos de Bruno mostram que a dianteira tende a ser alta e parruda, contando com faróis em LED e DRL na parte superior com um diferencial em relação ao Pulse, pois as setas são conjugadas às luzes diurnas, enquanto no SUV compacto já lançado elas são halógenas. Outro diferencial é a grade que será colmeia e não filetada, como no Pulse tradicional, mas inspirada na versão Abarth que virá ainda em 2022 também.
Lateralmente, os carros flagrados dispunham de dois tipos de rodas diferentes, indicando serem duas versões distintas, sendo de 17 e de 18 polegadas, ao passo que o Pulse traz de 16 e 17 polegadas – os freios traseiros serão a tambor e não a disco. No teto, antena no estilo ‘barbatana’. A traseira, um dos maiores diferenciais do modelo, está quase impossível de ver detalhes, mas as lanternas serão horizontais em LED.
Contudo, Bruno foi além e flagrou um detalhe ainda não visto, a abertura do porta-malas bastante ampla. Parece bobo, mas segundo apurações de sites automotivos do país o compartimento será bastante amplo e até mesmo maior que o do sedan compacto Cronos.
Além disso, embora sem detalhes, pode ser vista a central multimídia como a do Pulse em estilo flutuante e o console central elevado, este já flagrado e que trará freio de mão eletrônico, uma novidade na gama Fiat nacional. Mecanicamente, herdará do Pulse o motor 1.0 turbo (TF200) com até 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, além do 1.3 turbo (T270) com até 185 cavalos e 27,5 kgfm de torque, ambos os motores aliados sempre a uma transmissão automática de seis marchas.
Mix de versões é desconhecido, por isso estimar preços ainda é improvável, mas deverá ter quatro versões com o primeiro motor e apenas uma, topo, com o motor mais potente. Isso sem considerar a esportiva Abarth que deverá chegar em um segundo momento. Aguardado pelo público e crítica, o Fiat Fastback será lançado até outubro, isso se a crise de falta de componentes permitir.