A depreciação é um dos fatores que pesam na escolha do carro zero km. Por isso, a KBB (Kelley Blue Book) fez um levantamento que apontou os dez carros que mais (e menos) desvalorizaram em 2020.
Conforme a empresa apurou durante o ano, existe um fenômeno elástico entre os fortes aumentos de preços de carros 0 km que testemunhamos em 2020 e a consequente valorização de modelos seminovos, sobretudo os de ano modelo mais recente, puxada por este movimento.
⇒ Confira os carros menos (e mais) depreciados de 2019
⇒ Veja os carros que mais (e menos) desvalorizaram em 2018
Não à toa, nesta lista dos carros que menos desvalorizaram entre o preço 0 km de janeiro e o preço de revenda em dezembro deste ano – considerando apenas os veículos que cumpriram estes 12 meses de mercado e com ano modelo 2020 – o top 10 dos que seriam os “menos” desvalorizados, na verdade, tornaram-se os mais valorizados.
Conforme a tabela abaixo mostra, o Toyota RAV-4 2020 seminovo, por exemplo, é vendido em dezembro, segundo o preço praticado pelos lojistas, com média de 12,47% de valorização em relação ao preço 0 km de janeiro. Ou seja: ele é vendido seminovo, em média, mais caro do que seu preço original 0 km do começo do ano.
Modelo: Variação
Na outra ponta da tabela, os 10 carros que mais desvalorizaram neste ano também são quase todos pertencentes a marcas premium. O destaque negativo fica por conta do Jaguar XF, revendido pelos lojistas, em média, com -24,6% de desvalorização em comparação com seu preço 0 km de janeiro. Confira.
Modelo: Variação
[Fonte: KBB]