O Toyota Yaris vendido na África do Sul, passou pelos testes de colisão feito pelo Global NCAP. Este Yaris é feito para países emergentes, e é vendido na África do Sul, Tailândia e Brasil.
O modelo testado obteve uma nota de três estrelas do máximo de cinco para proteção de adultos e crianças. O que contrasta com o resultado do Yaris europeu, que obteve 5 estrelas.
Existe a possibilidade do Yaris nacional obter uma nota melhor em relação ao sul-africano, isso, caso exista alterações na construção. O Yaris nacional de entrada, assim como o modelo sul-africano, conta apenas com dois airbags.
O que vale ressaltar é que lá fora, o Yaris é vendido sem controle de estabilidade, o que não acontece com o Yaris nacional, que sai de série com este item desde a versão de entrada.
⇒ Latin NCAP: Novo Ford Ka melhora para 3 estrelas em segurança
⇒ Latin NCAP: Renault Logan/Sandero decepcionam em teste de segurança
⇒ VW Virtus recebeu nota máxima nos testes de segurança do Latin NCAP
Como já mencionado, aqui no Brasil, desde a versão de entrada, o Yaris já possui controle de estabilidade de série, o que deve permitir que o modelo nacional receba uma nota melhor.
O relatório divulgado pelo órgão revela que a carroceria é instável e não suportaria um impacto mais forte. A proteção da região da cabeça e do pescoço teve um bom desempenho. Já a proteção na região do peito não teve um bom desempenho devido a deformação da carroceria.
Comentando sobre resultado dos testes de colisão, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP disse: Alguns fabricantes sacrificam o desempenho estrutural para economizar dinheiro“.
“Pode ser qualidade de aço inferior, uma linha de montagem acelerada para economizar custos, soldagem ruim ou falta de controle de produção“, disse ele.
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD