Veja em Mundo do Automóvel para PCD tudo sobre o Toyota Yaris Hatch XL Live 1.3 CVT. Lançado em 2018, o Toyota Yaris veio para ser uma ponte entre a linha do Etios, compacto de entrada da marca, e do médio Corolla (nesse caso mais especificamente o Yaris Sedan). Inicialmente fez algum sucesso, sobretudo entre o público PcD, dada a disponibilidade de versões com isenção de IPI e ICMS.
No entanto, nunca empolgou a ponto de fazer perigo nos rivais da ponta, mas não o torna um carro ruim. Com os tradicionais atributos reconhecidos da Toyota, o Yaris é bastante pretendido, sobretudo por clientes mais conservadores que não fazem tanta questão de motor turbo ou tecnologias a mais. Vamos ver agora todos os detalhes da versão XL Live com carroceria hatch, a mais em conta do compacto da marca japonesa.
Confira:
O hatch compacto da marca japonesa tem o motor 1.3 Dual VVT-i DOHC aspirado. Nele, o modelo possui 101 cavalos no etanol, entretanto, com gasolina são apenas 94 a 5.600 rpm e 12,9 kgfm de torque no etanol, e 12,5 kgfm na gasolina a 4.000 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com sete marchas simuladas, o conhecido Multidrive CVT.
No etanol as médias conforme medição do INMETRO são 9 e 9,9 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina, no entanto, consome 13,1 e 14,2 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
São 4.145 mm de comprimento total, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 310 litros, enquanto seu tanque de combustível tem capacidade para 45 litros.
⇒ Toyota apresenta preços válidos para PcD em setembro
⇒ Toyota para PcD: veja os carros elegíveis em outubro (2021)
A versão dispõe de ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, chave canivete com telecomando, computador de bordo com 12 funções e volante multifuncional com ajuste de altura Além disso, traz controle de cruzeiro (piloto automático), apoio de braço para o motorista, sensor crepuscular, maçanetas e retrovisores na cor do carro, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, predisposição para rádio, duplo airbag frontal, freios ABS, ISOFIX, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, entre outros itens.
O preço sugerido do modelo é a partir de R$ 90.390, exceto nos estados de São Paulo e Paraíba. Para a modalidade PcD, entretanto, há isenção de IPI, com preço de R$ 81.432,43.
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | R$ 364,77 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 759,00 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 585,00 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 1.071,00 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 585,00 |
Motor: 1.3;
Cilindrada: 1329 cm³;
Potência Max.: 101 cavalos @ 5.600 rpm (E/G);
Torque Max.: 12,9 kgfm @ 4.000 rpm (E/G);
Transmissão: Automática CVT com sete marchas simuladas;
Direção: Elétrica;
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS;
Pneus/Rodas: 185/60 R15;
Dimensões: Comprimento 4.145 mm; Largura 1.730 mm; Altura 1.490 mm; Entre-eixos 2.550 mm;
Capacidade do tanque: 47 L.;
Porta-malas: 310 L.;
Peso ordem de marcha: 1110 kg.