Após muita expectativa, vazamentos e sondagens, a Toyota lança finalmente a nova linha 2021 do SUV grande SW4. Derivado da picape média Hilux, que também recebe novidades, o modelo chega para consolidar ainda mais a liderança isolada do segmento que tem como fortes concorrentes a Chevrolet Trailblazer e a Mitsubishi Pajero Sport que em 2020 também receberam aperfeiçoamentos. A gama mantém as versões SR, SRV e SRX, sendo que esta reassume o posto de mais completa com a saída da Diamond.
As novidades estéticas não são tão gritantes, mas conferem ao SUV um aspecto mais moderno e atualizado, lembrando que diferente da Hilux, não houve facelift em 2018. Na dianteira foram adicionados novos faróis em LED, bem como grade com formato semelhante ao já adotado, mas com predominância da cor preta nos elementos internos em substituição aos cromados. Estes, por sua vez, agora ocupam apenas a moldura. O para-choque dianteiro recebe novas molduras, além de novo front bumper na cor prata, faróis de neblina reposicionados e DRL em LED logo abaixo.
⇒ Black Friday Toyota: SW4 é ofertada com 23% de redução para PcD
⇒ Toyota Yaris 2021 ganha série especial por R$ 89.990
⇒ Toyota registra patentes do novo Corolla Cross no Brasil
Lateralmente foram colocadas novas rodas escurecidas de 17 polegadas na versão SR, além de rodas diamantadas de 18 polegadas nas versões SRV e SRX, as mais completas da gama com motorização flex e diesel, respectivamente. A traseira mantém as lanternas em LED, mas com novos elementos internos, além de para-choque com novos detalhes nas extremidades e centro.
Na tecnologia, marca presença uma nova central multimídia de 8 polegadas que traz finalmente o espelhamento de celulares via Miracast, Android Auto ou Apple CarPlay em todas as versões, sistema de som JBL com 8 auto-falantes e subwoofer, além do sistema de condução semiautônoma Toyota Safety Sense na versão SRX que adiciona piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa com alerta, frenagem automática de emergência e farol alto automático já presentes no Corolla Altis e RAV4. A versão SRX adiciona ainda faróis e lanternas em LED, enquanto as versões SR e SRV possuem faróis halógenos (LED no neblina).
A mecânica não ficou de fora e recebeu novidades, mas restritas ao motor GD 2.8 turbodiesel que foi atualizado e sua potência subiu de 177 cavalos para 204 cavalos, além do torque elevado dos 47,9 kgfm para 50,8 kgfm. Completando o conjunto, câmbio automático de seis marchas e tração 4×4. Nas versões de acesso continua o motor Dual VVT-i Flex 2.7 com até 163 cavalos de potência no etanol e 25,9 kgfm de torque em ambos os combustíveis, tendo opção de câmbio manual ou automático e tração 4×2 ou 4×4.
A gama completa de versões e preços é a seguinte:
SR 2.7 4×2 AT 5 Lugares | R$ 202.390 |
SRV 2.7 4×4 AT 7 Lugares | R$ 221.090 |
SRX 2.8 4×4 AT 5 Lugares | R$ 309.690 |
SRX 2.8 4×4 AT 7 Lugares | R$ 314.790 |
[Fotos: Divulgação]