in

Top porta-malas de SUV’s exclusivos para PcD

Confira mais um comparativo no M.D.A, dessa vez dos melhores porta-malas das versões exclusivas para PcD dos SUV’s compactos.

Publicidade
Publicidade

Uma das principais dúvidas que rotineiramente aparecem em nossas redes sociais é de qual modelo escolher para aquisição. Sempre pedimos para a pessoa elencar o que ela tem de necessidade em relação ao veículo e muitas delas acabam tendo como uma das prioridades o porta-malas, muitas vezes por serem ou terem cadeirantes que vão utilizar o carro, possuírem família grande ou por diversas outras razões.

Estaremos elencando aqui todos os SUV’s compactos disponíveis exclusivamente para o público PcD, já que são modelos que estão cada vez mais na boca do povo e representam boa parte do número de vendas nessa modalidade de aquisição. Os modelos Volkswagen T-Cross Sense e Chevrolet Tracker na versão 1.0 Turbo AT serão adicionados aqui para mérito de comparação, uma vez que não foram retirados de linha e sim suspensos temporariamente.

Publicidade

A ordem da relação será do maior para o menor porta-malas.

1.Renault Duster Life 1.6 CVT – 475 litros

O campeão dos SUV’s compactos para PcD no quesito porta-malas é o Renault Duster. Além desse fator, permite que o usuário consiga acomodar uma cadeira de rodas, por exemplo, com maestria e ainda sobra um bom espaço para coisas adicionais. Inclusive, a cadeira pode ir montada com facilidade.

Vale destacarmos que é um carro relativamente alto nesse aspecto, mas ainda assim é possível fazer a colocação de materiais na mala sem problemas. Observação importante também é a que o Duster é o SUV para PcD mais barato a venda no mercado.

Publicidade

2.Renault Captur Life 1.6 CVT – 437 litros

Na segunda colocação está o irmão de marca do Renault Duster, o Captur. Compartilhando da mesma plataforma, também possui espaço interno e porta-malas bem fartos em relação aos concorrentes diretos.

 Assim como o irmão mais velho possui porta-malas com acesso relativamente alto, mas nada que também impeça o acesso e conta, portanto, com os mesmos atributos.

Publicidade

3.Nissan Kicks S Direct 1.6 CVT – 432 litros

Nissan Kicks PcD

Na terceira posição está o primo de origem nipônica dos modelos franceses citados acima. Com 432 litros de capacidade, possui um acesso melhor em relação a eles por conta de ser um porta-malas com piso posicionado numa posição um pouco mais baixa, ainda mantendo bom formato e possibilitando que uma cadeira de rodas seja levada apenas com o encosto rebatido, por exemplo.

Ainda assim o espaço que resta é muito bom, inclusive embaixo da cadeira, o que é essencial para viagens, entre outras demandas familiares. Isso sem sobrecarregar o veículo, o que é bastante positivo.

Publicidade

Veja Também

⇒ Comparativo: Hyundai HB20 Evolution 1.0 TGDi AT x Hyundai HB20S Vision 1.6 AT

⇒ Comparativo: Fiat Argo Trekking AT6 x Fiat Argo HGT AT6

⇒ Comparativo: Chevrolet Onix Hatch LTZ Turbo x Chevrolet Onix Plus LT Turbo

4.Hyundai Creta Attitude 1.6 Automático – 431 litros

O quarto colocado da lista tem apenas um litro de capacidade a menos que o Nissan Kicks. O Hyundai Creta também é uma das referências quando o assunto é porta-malas nas versões PcD dos SUV’s compactos em nosso mercado, apresentando boa capacidade e atende bem uma família em viagens, idas ao supermercado ou outras necessidades.

Também é boa opção para cadeirantes, mas apesar do espaço consideravelmente bom a cadeira precisa ir desmontada muitas vezes, pois as extremidades do interior do compartimento não favorecem que ela vá montada. Além disso, compromete um pouco que outras coisas sejam carregadas juntamente. Sobretudo, tem base baixa e isso garante bom acesso.

Publicidade

5.Chevrolet Tracker 1.0 Turbo Automático – 393 litros

Tracker-PcD-2021

O mais recente nessa lista é o Chevrolet Tracker, SUV compacto da marca norte-americana que já está apresentando bons números de venda, liderando dois meses seguidos. Estará com pedidos suspensos a partir do próximo dia 11, mas não significa necessariamente uma interrupção definitiva e sim temporária, conforme a marca informa e por isso está na relação.

Com 393 litros de capacidade, não é um número que surpreende, mas que pode vir a atender certas necessidades e suprir demandas não tão grandes como um Renault Duster, por exemplo. No caso de um cadeirante, por exemplo, é necessário que o encosto seja dobrado e uma das rodas retirada, sobrando um pequeno espaço para outras coisas.

6.Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI Automático – 373 litros

T-cross PcD Sense

Logo abaixo do Chevrolet Tracker também temos outra opção que também está temporariamente suspensa para pedidos. O Volkswagen T-Cross na versão Sense também foi sucesso de pedidos nos últimos meses, além de ter sido um modelo muito aguardado na época entre o público PcD.

Tem diversos pontos positivos, mas um dos negativos está no porta-malas com 373 litros de capacidade, o que é bem diferente do seu bom espaço interno proporcionado pelos 2.65 metros de entre-eixos. Está certo que ele possui um mecanismo no banco traseiro em que a capacidade aumenta para 420 litros, mas ainda assim não cabe uma cadeira de rodas de modo a restar um espaço bom para carregar demais coisas.

Caso você não utilize cadeira de rodas e não demande tanto espaço na mala pode ser sim uma boa opção, quando voltar, claro. Vale destacar que em breve teremos o Nivus, SUV abaixo do T-Cross que deve ganhar versão Sense no fim do ano e porta-malas maior. Terá 415 litros.

7.Ford EcoSport SE Direct 1.5 Automático – 356 litros

Ecosport PcD SE Direct
Versão 1.5 Se Direct

Em sétimo temos o Ford EcoSport, SUV mais consagrado desse comparativo. Na sua segunda geração, é tradicionalmente conhecido por duas peculiaridades bastante interessantes: estepe pendurado no porta-malas e abertura lateral do mesmo.

Com 356 litros de capacidade é uma das menores entre os concorrentes, não sendo muito ideal para quem demanda espaço consideravelmente bom para carregar bagagens e (ou) cadeira de rodas. Além disso, não é um compartimento comprido e sim alto, não permitindo que uma cadeira vá sem ter que retirar as rodas e dobrar o encosto, sendo que ainda assim não resta espaço legal para demais coisas.

8.Peugeot 2008 Allure Business 1.6 Automático – 355 litros

Na penúltima colocação está posicionado o SUV da francesa Peugeot, o 2008. Com um litro a menos que o Ford EcoSport, apresenta também tamanho comedido para a concorrência e isso faz dele uma opção não tão interessante para quem necessita de bom espaço para bagagens e afins.

Uma cadeira de rodas vai bem apenas rebatendo o encosto, restando um espaço razoável pra colocar uma mala pequena, por exemplo. Contudo, ainda não é boa opção se você prefere um modelo com porta-malas que atenda bem uma família maior ou outras necessidades do gênero.

9.Jeep Renegade 1.8 AT e Citroën C4 Cactus Feel Business 1.6 AT – 320 litros

Renegade

Findando essa relação temos empatados como os menores porta-malas do segmento os modelos Jeep Renegade e Citroën C4 Cactus. Ambos possuem 320 litros de capacidade, mas cada um possui sua particularidade e isso que iremos diferenciar bem.

Citroën C4 Cactus PcD
C4 Cactus

O Jeep Renegade, vale salientar, teve sua capacidade aumentada ao longo do tempo com algumas modificações promovidas pela marca e na variante diesel possui até menos capacidade. Voltando ao modelo que nos interessa, no caso de uma cadeira de rodas não é necessário retirar nenhuma das rodas e apenas dobrar o encosto por ser um compartimento alto e com comprimento suficiente para tal. No caso de apenas uma pessoa ou até um casal com filho pequeno pode atender tranquilamente numa viagem pequena, apesar da litragem pequena.

Falando agora do C4 Cactus, diferentemente do Jeep, possui uma mala relativamente funda e com acesso alto e isso prejudica um pouco o acesso e também a forma de colocar uma cadeira de rodas. Cabe apenas desmontando rodas e dobrando o encosto, sem muito espaço para demais coisas, então apesar da mesma capacidade do Renegade não possui a mesma forma de dimensionamento.

[Foto: Michael W.]

Siga o MDA nas redes sociais:

Deixe uma resposta

Loading…