O ano de 2020 foi marcado por diversos lançamentos no segmento de SUVs em nosso mercado. Passando de Volkswagen Nivus até Caoa Chery Tiggo 8, entre outros, foram várias as novidades entre os automóveis que mais crescem em vendas mundialmente.
No entanto, quem liderou o ranking durante esse ano e leva o “título” de SUV mais vendido de 2020 é o Volkswagen T-Cross. Com 60.125 unidades vendidas, foi o primeiro ano de liderança do SUV compacto da marca alemã lançado em 2019 e que vem gradativamente ganhando espaço nas garagens Brasil afora. É injustiça dizermos que esse êxito se deve apenas a uma versão do modelo, mas uma das que são responsáveis pela conquista é a Sense – destinada exclusivamente ao público PcD, hoje suspensa, mas ainda com unidades a serem entregues.
Logo atrás, na vice-colocação após liderar 2019, ficou o Jeep Renegade com 56.866 exemplares comercializados no ano. Também alavancado pela extinta versão PcD e pelos bônus de fábrica oferecidos não só a esse público em demais versões, como para vendas diretas em geral, o SUV da marca norte-americana ainda mostra vigor de vendas quase seis anos após sua chegada e promete novidades em 2021 – entre elas o motor turbo.
⇒ Carros mais vendidos de 2020: pelo sexto ano seguido, Onix é campeão
⇒ Toyota Corolla é o único sedan médio a subir entre os mais vendidos
Terceira colocação, finalizando o pódio, outro modelo da Jeep. Dessa vez é o SUV médio mais vendido, o Compass e suas 52.975 unidades em 2020, também bastante impulsionado pelas vendas diretas, mas não apenas por elas. Assim como o Renegade, 2021 reserva novidades para ele, mas um pouco mais profundas, indo de motorização até reestilização e itens de série.
Quarto colocado do ano é um “estreante” desse ano que se encerrou. Com 49.378 carros, o Chevrolet Tracker que ganhou nova geração em março (primeiro lançamento online do país) é um dos cinco representantes do segmento que mais vendeu. Trazendo uma mudança completa em comparação com a nova geração, o modelo de certa forma se popularizou e se consolidou, também tendo a versão destinada para PcD como forte influenciador dos números.
Fechando o top 5, registramos o Hyundai Creta com 47.759 exemplares. A espera de uma nova geração no próximo ano, o SUV da marca sul-coreana se firma mais um ano como um dos modelos mais vendidos do segmento. Ainda é um dos poucos que possui versão exclusiva para PcD sendo comercializada, ela que já teve maior representatividade, mas que ainda significa muito para a montadora e merece menção honrosa também.
Diante desse ranking, o que podemos deduzir do segmento? Bom, não restam dúvidas que é um dos que mais vai se perpetuar ao longo dos anos e as vendas devem ser cada vez maiores, representando uma fatia cada vez maior entre os carros vendidos no Brasil. Fizemos questão de destacar a parcela PcD de cada um dos representantes, uma vez que não podemos esquecer que é uma das massas que mais contribui com o impulsionamento dos números positivos e merece ser observada. Confira o ranking completo abaixo: