Saiba como solicitar a segunda via da CNH

Os cidadãos que necessitarem da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação podem solicitar pela internet ou presencialmente.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os cidadãos que necessitarem da segunda via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) podem solicitar pela internet ou presencialmente no Detran do estado onde ela foi emitida.

Em 2019 no estado de São Paulo, o total de segundas vias de CNH ultrapassou os 500 mil pedidos no ano. Os primeiros meses do ano são os mais procurados pelos cidadãos. Atualmente existem duas maneiras de solicitar a segunda via da CNH: pela internet ou presencialmente no Detran do estado onde ela foi emitida. No caso de SP, ainda existe uma terceira opção, pois o Detran funciona dentro de alguns Postos Poupatempo.

Veja Também

⇒ Como tirar a CNH Especial para PCD

⇒ Quanto tempo ficam os pontos na CNH (carteira de habilitação)?

⇒ Alienação fiduciária: como solicitar a retirada dessa observação do documento

Conseguir a segunda via da CNH pela internet certamente é mais cômodo. No entanto, nem todos os Estados do Brasil possuem essa opção no site. Muitos deles apenas dão instruções sobre como recorrer. Para saber se o Detran de seu Estado permite a solicitação da segunda via da CNH pela internet, basta entrar no site oficial e procurar pela opção, que geralmente é encontrado nos menus como “Serviços ao Motorista”, Serviços para Habilitação”, etc.

Em SP, o motorista pode solicitar pelo aplicativo do Departamento de Trânsito ou pelo portal Detran SP.  O processo para o pedido é bastante simples. Basta fazer um cadastro no portal do Detran.SP para criar o login e senha de acesso. Depois, clicar em “Acesse os Serviços Online”. Em seguida, “2ª via da CNH”.

Já por meio de dispositivos móveis, o usuário tem de baixar gratuitamente o aplicativo “Detran.SP” nas lojas virtuais Google Play ou Apple. O acesso é feito com o mesmo cadastro do portal, selecionando “Pedir 2ª via da CNH” no aplicativo.

Caso não seja possível solicitar pela internet, o motorista deverá comparecer à unidade do Detran de sua cidade com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. A taxa de emissão é de R$ 41,37 e o custo de envio pelos Correios, opcional, é de R$ 11.

[Foto: reprodução]

Siga o MDA nas redes sociais: