A Fiat lançou, em setembro de 2022, o Fastback, segundo SUV compacto da marca italiana em nosso mercado para se posicionar acima do Pulse, mas com um estilo próprio. Começando pela carroceria de caimento cupê, algo já visto em modelos como Volkswagen Nivus e outros superiores, como BMW X4 e X6.
E falando em BMW X4, nas redes sociais as comparações são inevitáveis, sendo o modelo da Fiat sendo chamado de “X4 da Shopee”, “Cosplay de X4”, entre outros apelidos. Com isso, fato é que o modelo possui sim uma ousadia em seu design e que já está caindo nas graças do povo, pois mal chegou e já figura entre os 10 SUVs mais vendidos do país.
Dito isso, o Mundo do Automóvel para PcD avaliou durante dez dias, percorrendo pouco mais de 400 km, uma unidade do modelo na versão topo de linha Limited Edition Powered by Abarth e que sozinha corresponde a 50% do total de vendas.
Confira todos os detalhes e impressões, lembrando que após essa matéria teremos a estreia de um novo quadro no M.D.A, onde destacaremos cinco pontos que agradaram e cinco pontos que merecem um pouco de atenção no modelo.
Powertrain
Aqui está o maior triunfo, o motor 1.3 turboflex da Stellantis, o T270 (nomenclatura dada em razão do torque em Newton-Metro), o que dá ao Fastback excelentes números. A potência é de 185 cavalos no etanol e de 180 cavalos na gasolina, ambos a 5.750 rpm. Por sua vez, o torque de 27,5 kgfm a 1.750 rpm independe de combustível utilizado. O é câmbio automático com conversor de torque de seis marchas, dispondo ainda de modo Sport de condução e de paddle-shift para trocas manuais. Segundo a Fiat, o 0 a 100 é de 8,1 segundos.
Como já dito na primeira linha desse ponto, o maior ponto forte do modelo está aqui, pois o modelo possui um dos melhores desempenhos do segmento de SUVs compactos, muito em razão da boa relação peso x potência de 7,05 kg/cv, número melhor que o de alguns hot hatches, como VW Polo GTS (8,09 kg/cv) e o finado Renault Sandero R.S. (7,87 kg/cv).
Ponto de destaque é o modo Sport que melhora a sensibilidade do acelerador e promove as trocas de marcha em altas rotações, mas que também pode ser utilizado em ultrapassagens e retomadas com o carro carregado para garantir mais segurança.
Logo, podemos ver que o Fiat Fastback equipado com o T270 é um SUV com um bom toque de esportividade naquilo que tange ao desempenho, mas valendo destacar que não se trata ainda de um SUV puramente esportivo, como o Pulse Abarth.
Dimensões e vida a bordo
O Fiat Fastback mede 4.427 mm de comprimento total, 1.774 mm de largura, 1.545 mm de altura e 2.533 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 516 litros na medição tradicional ou 600 litros medindo de forma líquida), com o tanque de combustível tendo 47 litros de capacidade.
Com exceção do porta-malas generosíssimo e do comprimento, ambos em virtude da carroceria cupê, as demais medidas são um pouco mais comedidas e a opinião sobre será mais detalhada na matéria posterior. Contudo, já adianto que espaço interno não é ponto muito forte com o veículo tendo cinco ocupantes.
Tecnologia e equipamentos
Por estarmos falando de versão topo de linha, o Fastback Limited Edition traz tudo o que há de melhor na gama, repetindo os itens da versão intermediária Impetus T200, mas valendo citar que a versão de acesso Audace já é bem completa. Comum a todas as versões temos conjunto óptico externo full-LED, rodas de liga-leve (18 polegadas aqui), ar-condicionado digital automático, trio elétrico, central multimídia bastante recheada, sistema ADAS de assistentes à condução, quatro airbags, controles de tração e estabilidade, entre outros itens.
Exclusividade das versões mais completas, bancos em couro, painel digital de 7 polegadas, retrovisor fotocrômico, chave presencial com partida por botão (incluindo remota), sensores crepuscular e de chuva, bem como sensor de estacionamento dianteiro e carregador de celular por indução.
Falando de central multimídia, são 10,1 polegadas de uma tela bastante nítida e com qualidade muito boa, além de ter bom desempenho e dispor de comandos de ar-condicionado, além de Android Auto e Apple CarPlay sem fio que têm o uso facilitado pelo carregador wireless com saída de ar que evita o superaquecimento do dispositivo. A unidade em questão possuía Wi-Fi integrado fornecido pela Tim com boa velocidade. Já a câmera de ré exibida também possui boa qualidade.
Já os assistentes à condução disponíveis no veículo são a frenagem automática de emergência que não foi utilizada, o farol alto automático que possui boa sensibilidade e resposta imediata a ambientes de iluminação precária, bem como o assistente de permanência em faixa que não possui boa precisão.
Veja Também
⇒ Fiat para PcD: confira opções com isenção de IPI e bônus em novembro (2022)
⇒ Fiat Pulse Abarth é lançado oficialmente; veja preço, fotos e mais detalhes
Consumo
De acordo com o INMETRO, com gasolina, as médias são 11,3 km/l em cidade e 13,6 em estrada. Na nossa avaliação, o modelo com esse mesmo combustível teve média variando entre 10,5 e 11 km/l em trecho urbano e 14 km/l em rodovia. Em trechos mistos podíamos observar médias de 11,5 km/l.
Todos os números aferidos foram com uso constante de ar-condicionado e do sistema Start&Stop que desliga o motor em pequenas paradas.
Seu bolso
Em dezembro de 2022, o modelo possui preço público geral de R$ 154.990 sem opcionais. Já o que testamos era o mais completo possível, tendo a cor externa branca com teto preto custando R$ 1.490 e os dois pacotes opcionais disponíveis: rodas com acabamento diamantado por R$ 990 e o Pack Connect///ME que adiciona internet a bordo e as funcionalidades do aplicativo disponível, como marcação de revisão, alerta de furto, rastreamento, travamento/destravamento das portas, entre outros. Com tudo adicionado, o preço salta para R$ 160.320.
Falando de PcD, há isenção de IPI e bônus de 5%, ficando por R$ 138.540,40 sem opcionais e R$ 142.862,52 na configuração testada.
Bom custo x benefício? Julgamos que sim, tanto para o cliente PcD quanto para o não PcD, já que traz uma boa lista de equipamentos de série e reúne bons atributos, como porta-malas amplo, desempenho aliado a um consumo condizente com a proposta e a grande quantidade de concessionárias Fiat no país.
Mais detalhes, na próxima matéria com os cinco pontos que agradaram e cinco pontos que merecem atenção de acordo com nossa avaliação.