in

Renovar CNH (2020): como funciona e quanto custa

Veja como renovar a CNH (habilitação) em 2020, confira as taxas, como funciona e toda documentação necessária.

Publicidade
Publicidade

Para renovar a CNH (carteira de habilitação) em 2020, seja ela de qualquer categoria (A, B, C, D ou E), é preciso observar que todas possuem validade, contados a partir do dia do exame médico realizado. A validade da CNH é de 5 anos, mas para pessoas com idade acima de 65 anos, a validade da carteira de habilitação cai para 3 anos. Após o vencimento da CNH, o motorista só poderá dirigir por 30 dias corridos até a renovação.

Como solicitar a renovação da CNH

Para renovar a CNH, é preciso solicitar junto ao Detran da sua cidade, ou no site do Departamento de Trânsito: Detran, Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito, onde o documento foi registrado ou Poupatempo. Ainda no site do órgão, é preciso fazer o agendamento da renovação da CNH, comparecendo no dia e horário marcados, portando os documentos pessoais.

Publicidade
Publicidade

Os exames médicos pertinentes ao procedimento, devem ser realizados em uma clínica credenciada pelo Detran, inclusive profissionais que trabalham como taxistas, motoristas de ônibus, ou de veículos de grande porte. É preciso pagar uma taxa para renovar a CNH, que pode variar de acordo em cada Estado brasileiro, mas no caso de São Paulo, o valor para a emissão do documento e exame médico, somados o valor é R$ 136.67. Há opção de envio pelos correios, acrescentando mais R$ 11,00.

Feito esse procedimento, o motorista deve retornar à unidade de atendimento com a guia paga em mãos, e o resultado dos exames médicos. Após essa etapa, a nova carteira de motorista estará disponível em até sete dias úteis.

Publicidade
Publicidade

Veja Também

⇒ Novidade: CNH pode ser renovada sem necessidade de ir ao Detran

⇒ Infrações de trânsito que fazem você perder a CNH

⇒ Veja como consultar multas e pontos na CNH pela internet

Documentos pessoais para renovar a CNH

Para não correr o risco de esquecer, confira a lista de documentos pessoais necessários para a renovação da sua carteira de motorista:

  • A cópia, mais o documento de identidade original, CPF e CNH;
  • O comprovante de endereço, emitido preferencialmente no nome do motorista;
  • Guia da taxa de renovação da CNH;
  • O protocolo de agendamento (emitido pelo site do Detran);
  • O formulário com o resultado do exame, assinado pelo médico responsável.

O motorista não poderá dirigir após 30 dias do vencimento da sua carteira de motorista, sob o risco de multa, mais pontos na CNH.

Publicidade
Publicidade

Renovar CNH especial (PcD)

Para Pessoas com Deficiência (PCD), a renovação da CNH deverá ser feita junto ao Detran. A forma é basicamente a mesma, inclusive as taxas, apenas o exame médico que em sua grande maioria é feito em clínicas credenciadas pelo Detran. O motorista deve estar atento aos prazos estabelecidos pelo Detran, para a renovação do documento de habilitação, evitando assim, multas por negligência, esquecimento ou falta de tempo.

[Foto: reprodução Internet]

Siga o MDA nas redes sociais:

Deixe uma resposta

Loading…