A Renault do Brasil celebra nesse mês de agosto o quinto aniversário do seu hatch subcompacto Kwid em nosso mercado. O “SUV dos compactos”, como a marca o chama, também completa um marco importante na sua trajetória: 300 mil exemplares emplacados. Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Kwid já soma quase 140 mil unidades exportadas para 28 países.
Lançado por aqui em 2017, o Kwid na ocasião do seu lançamento deu uma mexida no segmento que, embora sem muitos representantes, possuía sim bons números de venda. Sabemos que o modelo é queridinho dos frotistas, incluindo autoescolas e locadoras, mas também é o mais vendido para pessoas físicas desde o seu lançamento.
Veja Também
⇒ Renault Duster 2022: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ Novo Renault Captur 2022: preços, equipamentos e mais
Segundo a própria Renault, o Kwid é o primeiro carro de muitos jovens e famílias, atraindo clientes que vem do segmento de usados e vão atrás do seu primeiro carro zero km. Além disso, 25% dos clientes do hatch no último ano não tinham nenhum carro anteriormente.
O modelo foi renovado no início deste ano e é oferecido em três versões de acabamento: Zen, Intense (com ou sem teto biton) e Outsider. Todas com dispondo do motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency), com três cilindros, 12 válvulas que rende 71 cv de potência com etanol no tanque e 68 cv com gasolina. O torque é de 10,0 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina.
Além disso, a marca trouxe em 2022 o Kwid E-Tech, variante 100% elétrica que chegou como o mais barato do país entre os veículos com essa propulsão. As primeiras unidades do modelo que vem a China estão desembarcando no Brasil e em breve devem ganhar as ruas do país.