Eis que 2024 se aproxima do fim e com ele chegam as tradicionais retrospectivas, onde fazemos questão de relembrar alguns fatos que marcaram os doze meses do ano. E, como sabemos, várias adesões de veículos foram promovidas para o segmento entre o fim de 2023 e o início desse ano em razão do teto de R$ 120 mil para isenção de ICMS parcial.
Porém, “nem tudo são flores” e alguns veículos acabaram deixando de ser ofertados na modalidade com essa condição, seja por descontinuidade, aumento de preço ou mera suspensão da marca. Aqui, traremos quais foram esses veículos para relembrá-los dos fatos.
1.Caoa Chery Tiggo 5x Sport
O SUV compacto da marca sino-brasileira chegou ao mercado brasileiro em junho de 2023 com um preço bastante competitivo e lista de equipamentos bem farta, como painel digital, bancos em couro, rodas de liga-leve e central multimídia com um preço similar ao de hatches e sedans compactos topo de linha.
Logicamente fez muito sucesso em virtude do custo x benefício atraente e atraiu não apenas PcD, como o público geral. Essa estratégia meses depois foi replicado no Tiggo 7, SUV médio da marca, modelo que também foi ofertado para PcD – porém, apenas isenção de IPI. Todavia, a Caoa Chery suspendeu a oferta para pessoas com deficiência com benefícios fiscais.
E não foi somente do 5x, mas de toa a sua linha, fato ocorrido no mês de maio sob a alegação de demanda elevada. Já estamos em dezembro, o Tiggo 5x Sport já saiu do teto e a oferta sequer foi retomada.
2.Chevrolet Onix Hatch Premier, Onix Plus LTZ e Spin LT manual
Aqui trazemos três modelos de uma só vez, pois o trio saiu do teto simultaneamente no mês de julho de 2024 e pelo mesmo motivo: reajustes.
Exatamente, a marca norte-americana é uma das que mais promove reajustes na sua gama de veículos, ainda que em alguns meses seja de forma mais sutil, dificilmente uma tabela mensal da Chevrolet não tem um reajuste ao menos. É o que ocorreu em julho, pois os três citados passaram a ter preços públicos acima de R$ 120 mil, ou seja, usufruem somente da isenção de IPI.
3.Citroën C4 Cactus
O SUV compacto da marca francesa era também uma opção que deixou o mercado no ano de 2024 e basicamente no apagar das luzes, já que seu fim foi oficializado nesse mês de dezembro. De certa forma não é uma ausência que deixa o público sem opção, já que a Citroën lançou o SUV cupê Basalt.
Porém, o C4 Cactus que teve vendas retomadas para PcD em março desse ano saiu do portfólio para não mais voltar. Ele era vendido na modalidade com todas as isenções na versão Live com motor 1.6 aspirado e câmbio automático de seis marchas.
4.Fiat Pulse Audace T200
Mais um SUV na lista, dessa vez o Fiat Pulse, modelo lançado no Brasil em 2021 e que também faz bastante sucesso no mercado do nosso país. E, logo que houve a elevação do teto, ele passou a ter também a isenção parcial do ICMS na versão Audace.
Essa versão que era naquele momento a mais acessível com o propulsor 1.0 turbo de até 130 cavalos aliado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas, tendo preço público abaixo dos R$ 120 mil e, consequentemente, sendo elegível à isenção parcial de ICMS.
Contudo, também em maio, a marca italiana aplicou um reajuste no modelo e deixou seu preço acima do teto, deixando apenas a isenção de IPI disponível. Ainda assim, o Pulse Drive 1.3 CVT segue disponível com as duas isenções, assim como o Fastback T200.
5.Hyundai Creta Action
O SUV da marca sul-coreana lançado em 2016 no mercado brasileiro era um dos principais destaques na época em que o teto era R$ 70 mil, pois a Hyundai o vendia com as duas isenções e tinha bastante volume para tal.
Com o lançamento da “segunda geração” do Creta em 2021, a marca acabou optando por manter o modelo que vem desde o início como uma forma não apenas de ter um preço mais atrativo, mas também um design mais “padrão”, vide o fato do novo modelo ter sido alvo de algumas críticas pelo visual controverso.
Agora, em 2024, a Hyundai descontinuou o Creta Action em virtude do motor 1.6 aspirado não atender as novas normas de emissões para o próximo ano e pelo lançamento da linha 2025 renovada, além de ter deixado de se tornar um veículo competitivo pela pouca lista de equipamentos. Havia a expectativa do lançamento de uma versão mais acessível com o design de 2021, algo descartado pela marca.
6.Nissan Kicks Sense
Outra adesão proveniente do aumento de teto foi a do SUV Nissan Kicks nas versões Active e Sense. A primeira segue em oferta com isenções de IPI e ICMS, tendo um dos menores preços para PcD no segmento SUV, mas a segunda teve reajuste no preço público em outubro que retirou sua isenção de ICMS parcial.
Porém, ela segue vendida com isenção de IPI e generoso bônus de fábrica, porém, a diferença de preço para versão de acesso se acentuou, valendo destacar também a pouca diferença entre ambos.
7.Nissan Versa Advance
A versão intermediária do sedan compacto da marca japonesa é mais uma vítima do aumento de preços promovido pelas marcas no mercado brasileiro, tendo saído do teto de R$ 120 mil no mês de outubro.
Porém, a marca meses antes havia disponibilizado para o público PcD a versão de entrada Sense com as duas isenções, então de certa forma ficou como uma espécie de substituto – ainda que mais básico e com preço semelhante.
8.Toyota Yaris Hatch e Sedan
Essa baixa ocorrida em novembro é marcada de certa “polêmica” em virtude de ter ocorrido de maneira relativamente abrupta e ser um modelo tão desejado no segmento. É o Toyota Yaris nas carrocerias hatch e sedan.
Vendido com duas isenções na versão XL desde 2023, com o aumento do teto passou a ter também a versão XS com carroceria hatch disponibilizada, sendo uma opção mais recheada no portfólio do compacto da marca japonesa. No entanto, a Toyota suspendeu no mês passado a oferta do modelo para vendas diretas.
Embora não revele oficialmente, isso se deve à chegada cada vez mais próxima do sucessor de ambos, o SUV compacto Yaris Cross e que provavelmente deva ter uma versão vendida para o público PcD. Enquanto isso não ocorre, haverá em breve o lançamento de uma versão mais acessível do Corolla para suprir principalmente a ausência do Yaris Sedan.
9.Volkswagen Nivus Sense
Lançado em janeiro de 2024, o Nivus Sense era também uma versão mais acessível criada de forma especial para o público PcD, embora posteriormente tenha sido elevada ao patamar de versão “pública”, pois passou a ser vendida no varejo.
Durou apenas oito meses, pois em setembro foi suspenso e até o momento não retornou, diferente do irmão maior T-Cross que também foi suspenso e voltou recentemente com mudanças visuais, além de conteúdo. Há expectativa que o mesmo ocorra em breve com o Nivus, ou seja, pode ser tenhamos mais um retorno nos próximos meses.
No entanto, a iminente chegada do Tera deixa as chances cada vez menores, mas não custa sonhar nem aguardar.
10.Volkswagen Polo Highline
O último modelo da lista não figura por aqui pela isenção do ICMS parcial, mas sim pela isenção do IPVA em muitos estados. É o Polo Highline, hatch na versão topo de linha (fora a GTS) que até o mês de abril tinha preço público abaixo dos R$ 120 mil.
Em maio, após aumento, passou a ter preço superior, mas mantendo isenção de IPI e bonificação da montadora. O único Polo disponível com isenções de IPI e ICMS é o Sense.