Que o segmento de crossovers e SUV’s é um dos mais aquecidos e disputados ao redor do mundo, não resta dúvidas. Com cada vez mais modelos a disposição, fica difícil para o usuário optar por algum logo de cara sem que faça comparação com a concorrência.
E para nós, pessoas com deficiência, não é diferente. Os SUV’s compactos caíram nas graças do público há certo tempo, seja por atributos como espaço interno, porta-malas, altura ou por serem veículos mais alinhados ao gosto da maioria. No entanto, nos últimos meses estamos passando por relativa diminuição do leque de opções, tendo diversos motivos alegados para tal.
Seja pela alta demanda ou pela situação do teto do ICMS, fato é que com essa diminuição, muitas PcDs estão tendo que migrar para outras opções dentro da marca ou até mesmo fora dela. Buscando esclarecer dúvidas a respeito do assunto, o M.D.A traz a relação completa de SUV’s compactos com versão exclusiva disponíveis atualmente.
Precursor do segmento, com quase duas décadas de existência e com iminência de ganhar terceira geração num futuro breve, o Ford EcoSport é ainda uma das opções a ser considerada pelo consumidor. Muitas vezes esquecido pela antiguidade do projeto, o SUV traz consigo alguns itens como central multimídia com Android Auto/Apple CarPlay, controles de tração e estabilidade, acabamento do painel em material soft touch, entre outros detalhes.
O motor é o tecnológico 1.5 Dragon de três cilindros com até 137 cavalos de potência e 16,2 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Para mais detalhes do modelo, acesse o link.
Segundo modelo da lista é o Hyundai Creta, disponível para PcD desde o lançamento, em 2016 – apesar de algumas suspensões até aqui. Tratados por muitos como uma das melhores opções existentes (opinião relativa), possui a maior garantia dos SUV’s disponíveis, com 5 anos de duração. Também entre os disponíveis, possui o segundo maior porta-malas com 431 litros de capacidade, fator relevante para cadeirantes.
O conjunto mecânico é o mesmo do hatch HB20, trazendo o motor 1.6 com até 130 cavalos de potência e 16,5 kgfm de torque, ambos os números com etanol. Para mais detalhes do modelo, acesse o link.
Com a linha 2021 recém-lançada, o Jeep Renegade passou por redução na lista de equipamentos para se manter em linha. Foram cortados: alças de teto traseiras, luz de teto traseira, porta óculos e tampão do porta-malas, mas que podem ser instalados na concessionária. Outra mudança foi na garantia, reduzida de 3 anos para 1 ano, com possibilidade de extensão para até 4 anos.
Apesar das alterações, o modelo da marca norte-americana traz bom acabamento interno com materiais macios, freios a disco nas quatro rodas, rodas de liga leve de 16 polegadas, freio de estacionamento eletrônico, entre outros itens. O motor é o 1.8 E.torq EVO com até 139 cavalos e 19,3 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Para mais detalhes, acesse o link.
O modelo da marca francesa é bastante questionado sobre a permanência em linha. Sim, ele continua a disposição do público PcD com as isenções de IPI e ICMS, mudando apenas a versão ofertada: sai a Allure Pack e entra a Allure.
Com isso, perdeu alguns itens como faróis de neblina e rodas de liga leve, mas manteve a central multimídia, por exemplo, um equipamento bem requisitado nos dias de hoje. Assim como o 208, ganhará nova geração vinda da Argentina, mas apenas em 2021 e talvez com a atual convivendo dentro da gama.
O motor é 1.6 com até 118 cavalos e torque de 16,4 kgfm, em conjunto com câmbio automático de seis marchas. Para mais detalhes, acesse o link.
Outro SUV compacto que causa dúvida nas pessoas é o Renault Captur, mas vale salientar que a variante suspensa é a Life Plus, com adição de equipamentos. Irmão do Renault do Duster, também suspenso, traz design mais rebuscado e ousado, além de estar prestes a ganhar no ano que vem uma nova motorização turbo 1.3 e facelift.
Possui 437 litros de porta-malas, sendo o maior dos modelos do segmento atualmente disponíveis dentro das duas isenções. Seu motor é o 1.6 SCe com até 120 cavalos de potência e 16,2 kgfm de torque, aliado a uma transmissão do tipo CVT que simula seis marchas. Para mais detalhes, acesse o link.
[Fotos: Michael W.]