Eis que 2024 se aproxima do fim e com ele chegam as tradicionais retrospectivas, onde fazemos questão de relembrar alguns fatos que marcaram os doze meses do ano. E, felizmente, diversos lançamentos fizeram parte do cenário automotivo brasileiro durante o período.
Por isso, selecionamos onze veículos que foram lançados com preços até R$ 120 mil e, por consequência, são vendidos com todas as isenções disponíveis para o público PcD. Veja todos:
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BYD
Dolphin Mini
Logo em fevereiro foi lançado aquele que tinha a missão de ser o carro elétrico mais barato do mercado brasileiro, mas não foi o que ocorreu. Contrariando especulações de que ele viria abaixo dos R$ 100 mil, o BYD Dolphin Mini chegou com preço de R$ 115.800, acima do Renault Kwid E-Tech que passou a ser então detentor desse título.
Ainda assim, o modelo da marca chinesa prontamente alcançou o posto de veículo elétrico mais vendido do Brasil. Em agosto, o modelo começou a ser vendido para PcD tanto na versão de quatro lugares quanto na recém-lançada de cinco. Foi, portanto, o primeiro EV a ser vendido na modalidade com isenções – hoje é vendido também o GWM Ora 03, mas só com isenção de IPI.
Citroën
Sob a batuta da Stellantis, a marca francesa vive um novo momento no mercado brasileiro, onde ela se reposiciona e com isso renova seus modelos para ganhar mais volume de vendas. Ela traz aqui três lançamentos de uma mesma família.
C3 Aircross de 7 lugares
Começando pelo C3 Aircross de 7 lugares, modelo apresentado em 2023, mas que só ganhou as lojas no ano seguinte. Chegou a partir de R$ 117.990 na versão de entrada Feel Turbo 200, sendo então elegível à todas as isenções, sendo também a única dentro do teto de R$ 120 mil com essa vocação familiar.
C3 You
Já em agosto chega o C3 You, nova versão topo de linha do hatch compacto com o preço público de R$ 99.990 na época, sendo também uma opção bastante interessante para PcD. Ele veio com a alcunha de modelo turbo mais barato do Brasil, trazendo consigo o motor 1.0 turbo de até 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque com câmbio CVT que simula sete marchas.
Basalt
Dois meses depois, em outubro, vez do SUV cupê Basalt, um substituto indireto do C4 Cactus. Vale destacar que os números de emplacamentos são tímidos ainda, mas é por uma escassez na entrega dos modelos, salientando que a fila de espera está já para fevereiro. Com custo x benefício atraente, tem preço para PcD a partir da casa dos R$ 87 mil já com motor turbo e câmbio automático, com porta-malas de 490 funcionando como um principal argumento.
Fiat
Argo Endurance
Tímida, a marca italiana trouxe na modalidade até R$ 120 mil no ano de 2024 apenas o Fiat Argo Endurance.
A versão não tem como público principal o consumidor CPF, ou a pessoa física, mas sim o cliente CNPJ que compra na maioria das vezes para o trabalho. Com isso, ele veio com uma série de detalhes para torná-lo mais apropriado, como suspensão ligeiramente elevada, lista de itens enxuta e acessórios para facilitar o cotidiano.
Lançado em agosto, começou a ser vendido para PcD apenas em novembro com todas as isenções e com preço próximo ao do Argo Drive com motor 1.0. O Endurance, por sua vez, tem propulsor 1.3 e mantém o câmbio manual de cinco marchas.
Honda
A marca japonesa outrora era uma das principais referências do público PcD com isenções de impostos, seja pelo atendimento, condições ou veículos disponíveis, a Honda já foi uma grande referência nesse aspecto.
Atualmente, segue um pouco “apagada”, ofertando veículos bons, mas com preços consideravelmente acima dos concorrentes diretos pela ausência de políticas de bonificação.
City LX
Em janeiro de 2024, entretanto, com o teto de R$ 120 mil para a isenção de ICMS, a marca lançou o City LX tanto na carroceria hatch quanto na sedan.
Por ser versão de acesso, logicamente renunciou a alguns itens, como faróis de neblina, câmera de ré, piloto automático, entre outros. Na linha 2025, o City foi renovado e a versão segue em linha com ambas as isenções.
Jeep
Renegade T270
O Renegade começou a ser vendido na versão de entrada T270 no ano de 2023, então teoricamente não deveria figurar essa lista. No entanto, para a linha 2025 foram promovidas algumas alterações na oferta do SUV compacto para o público PcD.
A começar pela garanta de 5 anos ao invés de 3, estendida para os demais modelos 2024, mas houve o corte da central multimídia e dos assistentes à condução como itens de série. Atualmente, os recursos compõem um pacote opcional e, caso a pessoa opte por comprar o veículo com o benefício tributário com o adicional terá direito apenas à isenção do IPI.
Peugeot
208
Após quatro anos do lançamento da segunda geração do hatch compacto 208, a francesa Peugeot lança a sua reestilização, conferindo a mudança de identidade visual que a marca passou, além da nova logo. Teve ainda a troca da versão Griffe pela GT.
E, com exceção dela, todas elas foram lançadas com isenções de IPI integral e ICMS parcial adicionados a um bônus de fábrica. Destaque para a versão Allure, equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático do tipo CVT.
Renault
Kardian
Também buscando viver um novo momento no mercado brasileiro, a Renault lançou em 2024 o Kardian, um SUV compacto para rivalizar com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Posicionado abaixo do Duster, ele aposta em boa lista de equipamentos desde a versão de acesso, tendo painel digital, central multimídia, faróis em LED e ar-condicionado digital.
E é justamente a versão de entrada, a Evolution, que é comercializada para PcD com todas as isenções, enquanto dos rivais citados, apenas o Pulse tem essas condições, embora apenas com motorização aspirada.
Volkswagen
A marca alemã vem forte no assunto vendas diretas, seja para empresas ou para o público PcD, relançando de uma só vez dois modelos na modalidade.
T-Cross Sense
O primeiro foi o SUV T-Cross Sense, que chegou à linha 2025 com as mudanças visuais das demais versões e ficou mais completo, ganhando frenagem automática de emergência, painel digital, conjunto óptico em LED e central multimídia VW Play,
Virtus Sense
Já o Virtus Sense, é uma nova versão voltada ao trabalho, tendo câmbio manual.
Ambos, porém, são vendidos também para PcD com todas as isenções disponíveis, sendo o T-Cross um dos modelos mais vendidos para a modalidade.
Demais modelos
Focamos aqui apenas nas opções mais acessíveis, mas o mercado brasileiro de forma geral (e o PcD) também teve alguns outros lançamentos, como dos BYD Song Pro, Yuan Pro e King, Fiat Pulse e Fastback híbridos-leves, Nissan Versa SR e Sentra facelift, nova geração do Peugeot 2008, entre outros veículos.