Agosto terminou e com isso veio um lançamento bastante aguardado e adiado por vários fatores: o Citroën C3 2023. Já divulgamos matéria com todos os detalhes de versões, itens, motores e preços, veja aqui.
Dessa vez, vamos passar as primeiras impressões a respeito do veículo, numa espécie de avaliação estática, já que não tivemos ainda a oportunidade de dirigir e ter uma experiência maior com o C3. Esperamos em breve trazer esse conteúdo aqui no site e aproveitamos o espaço para agradecer a concessionária Dunas Citroën de Natal-RN pelo convite para o evento de lançamento.
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Design
O hatch da marca francesa se apropria de elementos que lhe conferem uma robustez para o exterior, como molduras plásticas na cor preta por toda a carroceria, sobretudo para-lamas, rack de teto nas versões mais caras e suspensão elevada. Principalmente esse último fator torna o C3 tão apto a enfrentar adversidades quanto alguns modelos da concorrência, já que isso acarreta ângulos de ataque e saída muito satisfatórios.
A dianteira traz a linguagem da Citroën já conhecida, por exemplo, pelo C4 Cactus, trazendo faróis divididos com luzes diurnas em LED se unindo com a grade que traz o tradicional duplo Chevron que identifica a marca. Já a traseira é mais simples, tendo um aspecto mais quadrado, mas também traz um design bastante interessante que conversa com o restante do veículo.
Destaca-se o teto bi-tom para algumas versões.
Interior
O interior do Citroën C3 não traz nenhum esmero ou luxo, sendo aplicado plásticos rígidos por toda a parte, mas isso não significa que é ruim ou de baixa qualidade. Os arremates são bem executados e os plásticos são bem firmes, embora poderiam ter textura um pouco melhor. Já o painel central traz um aplique em cor contrastante e com relevos que dão personalidade ao interior do modelo.
Chamam a atenção as grandes saídas de ar das pontas, posicionadas na vertical com o objetivo de privilegiar a ventilação da cabine que é de muito boa qualidade. As saídas centrais, por sua vez, são horizontais e posicionadas um pouco mais baixas, imediatamente entre os comandos manuais do ar-condicionado e a tela flutuante da central multimídia.
Já o volante de três raios possui comandos apenas de um lado, responsáveis pelo som, além de um bom revestimento em couro. Os bancos, por sua vez, são em tecido e trazem bom aspecto.
Espaço interno e porta-malas
Concluímos com dois dos diferenciais do C3 perante boa parte da concorrência. Com 3,98 metros de comprimento e entre-eixos de 2,54 metros, o modelo acomoda muito bem os seus passageiros no banco traseiro e foi um ponto bastante elogiado na ocasião da apresentação para clientes e imprensa.
Além disso, os 315 litros de porta-malas também chamam a atenção por ser um dos maiores do segmento de hatches compactos no país, sendo maior até mesmo que o de modelos da Stellantis que possuem o mesmo porte do C3, leia-se Fiat Argo (300 litros) e Peugeot 208 (265 litros).