in ,

PL quer proibir carro zero km com “estepe fino”

Projeto de Lei 5098/20 prevê multa para fabricante que descumprir a nova regra e continuar utilizando estepe de uso temporário.

Publicidade
Publicidade

O Projeto de Lei 5098/20 obriga as montadoras de veículos a utilizar pneus com as mesmas especificações, inclusive o estepe. Pelo texto, todos os pneus de um carro zero Km deverão ser da mesma marca e possuir o mesmo diâmetro em polegadas, a mesma largura em milímetros e a mesma altura da banda de rodagem em porcentagem da largura.

A proposta foi apresentada pelo deputado Gervásio Maia (PSB-PB) à Câmara dos Deputados. Com a medida, o parlamentar quer evitar a venda de veículos com pneus de especificações diferentes, principalmente o estepe.

Publicidade

Veja Também

⇒ Adiado prazo de obrigatoriedade do controle de estabilidade

⇒ PL prevê identificação de motoristas recém-habilitados, PcD ou idosos

⇒ PL isenta de IPI veículo comprado por corretor de imóveis

“Esse comportamento dos fabricantes prejudica o desempenho do veículo e caracteriza prática abusiva. O correto é que se utilizem pneus da mesma marca nas quatro rodas e no pneu reserva”, afirma Gervásio Maia.

Conforme o projeto, quem descumprir a medida poderá ser punido com multa, cabendo aos órgãos de defesa do consumidor a responsabilidade pela fiscalização.

Publicidade

[Fonte: Agência Câmara de Notícias]

Siga o MDA nas redes sociais:

Deixe uma resposta

Loading…