O ano de 2025 promete movimentar o mercado automotivo nacional, principalmente no segmento de SUVs. Diversas montadoras já confirmaram novidades que devem atrair bastante atenção.
Volkswagen Tera

A Volkswagen prepara o lançamento do Tera, previsto para ser apresentado no dia 2 de março, durante o Carnaval no Rio de Janeiro. O SUV utilizará a plataforma MQB A0, a mesma do Polo e Nivus, com 2,57 metros de entre-eixos. Sob o capô, terá motor 1.0 TSI 170 flex, que entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque, podendo ser combinado com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. Além disso, uma versão mais acessível contará com motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv, sempre com câmbio manual.
Novo Nissan Kicks

A segunda geração do Nissan Kicks deve estrear no primeiro semestre de 2025. O SUV japonês ganhará porte maior, com 4,37 metros de comprimento e 2,66 metros de entre-eixos, tornando-se mais próximo do Jeep Compass. Sob o capô, contará com motor 1.0 turbo flex de três cilindros, o mesmo utilizado no Renault Kardian. No modelo da Renault, ele entrega até 125 cv e 22,4 kgfm de torque, mas no Kicks os números podem ser ajustados. Diferente do Kardian, que usa câmbio automatizado, o Nissan Kicks será equipado com transmissão CVT.
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Toyota Yaris Cross

O Toyota Yaris Cross será lançado entre o final do primeiro semestre e o início do segundo semestre de 2025. A principal novidade será a motorização híbrida plena, semelhante à do Corolla e Corolla Cross, garantindo eficiência energética superior aos sistemas híbridos leves. As versões mais acessíveis terão motor 1.5 aspirado flex de 110 cv e 14,9 kgfm, associado a um câmbio CVT. Já a versão híbrida combinará esse motor a um elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, totalizando 115 cv de potência combinada. O modelo terá 4,31 metros de comprimento e 2,62 metros de entre-eixos.
Honda WR-V

O novo Honda WR-V chegará apenas no segundo semestre de 2025, trazendo mudanças significativas. O SUV contará com motor 1.5 flex aspirado de quatro cilindros, o mesmo do Honda City, entregando 126 cv e 15,8 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. Além disso, futuramente ganhará uma versão híbrida. Se mantiver a plataforma da variação indiana, o modelo terá 4,31 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 2,65 metros de entre-eixos, garantindo espaço interno ampliado.
Os lançamentos prometem aquecer o segmento de SUVs em 2025, trazendo opções variadas para atender diferentes perfis de consumidores brasileiros.
