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Os prós e contras dos pneus verdes


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Os pneus possuem grandes poderes. Eles são responsáveis por um consumo de até 20% de combustível. Esse fato se dá graças à resistência que possuem quanto ao rolamento. E, essa resistência está ligada diretamente aos fatores externos, como velocidade, peso e conservação do veículo, o tido de solo por onde passa, a temperatura e a calibragem feita toda semana.

Alguns fatores internos também contribuem, como a estrutura, os compostos e o desenho da banda de rodagem. Uma dica importante dada em relação aos pneus é que estes deverão estar sempre calibrados, além das rodas estarem alinhadas, a fim de que possam evitar o aumento de consumo de combustível.


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Com isso, surge no mercado os chamado “pneus verdes”. Já ouviu falar sobre eles? Fique por aqui e veja as suas vantagens e desvantagens.

O que significa “pneu verde”?

Pneu verde está ligado diretamente à nova tendência de sustentabilidade que chegou ao mundo automotivo. Desde veículos híbridos, elétricos e movidos a biodiesel. E, quando se fala em “pneu verde”, significa que este faz parte do processo que tem como objetivo diminuir o impacto que é causado ao meio ambiente pela indústria automobilística e é por isso que os pneus verdes foram criados, pois são pneus ecologicamente corretos.

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Prós e contras do “pneu verde”.

Antes de qualquer coisa, não existe nenhum pneu com a cor verde. A cor do pneu continua sendo a cor normal, tradicional, dos pneus comuns. Dito isto, o termo “pneu verde” está relacionado à ecologia, já que é fabricado através de um composto especial que reduz o atrito com o asfalto. Uma vez que este atrito é reduzido, o motor fará menos força para dar movimento ao carro, o que significa uma redução de combustível, além das emissões de gases, para percorrer a mesma distância.

O pneu verde foi criado com o intuito de diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. Além disso, os pneus verdes permitem, principalmente, a redução da resistência ao rolamento, o que contribui significativamente para a melhoria da eficiência do combustível. Dessa forma, ele é capaz de diminuir as emissões de dióxido de carbono, gás que contribui para o aquecimento global.

Além dessas vantagens, o pneu verde possibilita um excelente desempenho em pista molhada, isso só é possível por causa das suas ranhuras retas, que reduzem a aquaplanagem e melhoram o contato com a superfície molhada.

Em relação à parte ruim dos pneus verdes, muito se fala da sua durabilidade. Eles não são tão resistentes quanto os pneus tradicionais, o que faz com que a sua duração seja menor, impactando em novo investimento num período de tempo menor que o tradicional.

Outro ponto que é pra ser levado em conta é que a sua produção foi destinada para que seja utilizado em asfalto, garantindo assim um tempo de duração maior. O pneu verde não é recomendado para seguir caminho em estradas diferentes das pavimentadas. Isso interfere diretamente no seu tempo de vida útil.

Além disso, o pneu verde tem um valor maior do que o pneu tradicional. Seu custo chega a quase 50% acima dos pneus tradicionais, dependendo do modelo e marca.


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Published by
Michael W. Faquiano