O primeiro ano dessa década se findou e com isso mais um ranking de veículos que lideraram o mercado brasileiro durante os 12 meses percorridos. Ano de dificuldades, vendas mais tímidas, apesar de também algumas surpresas e reações. Vamos destacar então os carros mais vendidos em 2020!
Como tem sido de praxe desde 2015, liderança mantida pelo Chevrolet Onix com 135.369 unidades vendidas – contabilizando tanto Joy, geração antiga que permanece em linha focando vendas diretas, quanto a nova geração lançada no ano passado. Cabe ressaltar que foi o único que ultrapassou as 100.000 unidades.
Vice-colocação fica por conta de um concorrente direito, o Hyundai HB20 e seus 86.507 exemplares vendidos no país, subindo uma posição após ser o terceiro em 2019, tomando o lugar do Ford Ka Hatch que desceu para a sexto no acumulado. O modelo da marca sul-coreana recebeu em 2019 uma série de novidades e uma polêmica reestilização que para muitos refletiria nas vendas de modo negativo, mas não foi o que houve.
⇒ Toyota Corolla é o único sedan médio a subir entre os mais vendidos
⇒ Hatches compactos: Peugeot 208 ultrapassa mil unidades vendidas em novembro
⇒ Chevrolet Onix Plus surpreende e vende mais de 12 mil unidades em novembro
Terceira posição é do Chevrolet Onix Plus, variante sedan do hatch Onix e que substituiu o Prisma, este que continua a venda renomeado de Joy Plus e é englobado nos números também. Lançado em 2019, o sedan compacto coleciona bom desempenho de vendas desde a chegada ao desbancar o Volkswagen Virtus, vendendo 83.406 exemplares em 2020.
Quarta posição é uma surpresa entre os carros mais vendidos do país. Estou falando da Fiat Strada e suas 80.039 unidades, muito impulsionada pela sua nova geração lançada recentemente e repleta de novidades, trazendo recursos inéditos na categoria, como versão quatro portas para cinco ocupantes. Sua representatividade deve aumentar ainda mais com o lançamento do conjunto mecânico formado pelo motor 1.3 Firefly aspirado com o câmbio CVT.
Fechando os primeiros do ranking temos aquele que foi líder por quase três décadas consecutivas, quando perdeu para o Fiat Palio em 2014. Falo do Volkswagen Gol com 70.948 e com uma indefinição em relação ao seu futuro, uma vez que a pandemia atrasou os planos e não sabemos ainda concretamente se o seu sucessor será mesmo um SUV como dito. Sequer sabemos se manterá o nome ou será o fim de uma era que em 2020 fez 40 anos.