Modelo mais vendido da Nissan no mercado brasileiro, o SUV compacto Kicks foi apresentado na Tailândia na versão 2021 repleto de novidades, compondo a sua primeira atualização marcante desde o seu lançamento, em 2016. Com frente e traseira remodeladas, o veículo passa a se alinhar com a nova identidade global da marca em todo o mundo.
O visual dianteiro foi onde o Nissan Kicks mais teve alterações, trazendo faróis redesenhados mais afinados em relação aos atuais, além de novos faróis de neblina, grade ligeiramente maior – ainda mantendo o conceito V-Motion da marca, saídas de ar maiores e consequentemente novo para-choque. Lateralmente não são percebidas mudanças, com exceção de novas rodas de 17 polegadas já utilizadas no compacto elétrico Nissan Leaf.
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Na traseira as mudanças foram mais pacatas, abrangendo apenas um novo para-choque com considerável porção na cor da carroceria e lanternas com iluminação em LED, apesar do formato mantido. Internamente também não passou por muitas evoluções, dispondo de nova central multimídia chamada Nissan Connect com tela touchscreen de 8” e de painel de instrumentos com velocímetro analógico e computador de bordo com tela TFT de 7”, bem semelhante com o que acontece hoje na versão SL do SUV.
O modelo ganhou aparatos novos de tecnologia no tocante à segurança que devem desembarcar em breve por aqui, agregando controle de cruzeiro (piloto automático) adaptativo, detector de ponto cego, alerta de colisão frontal com frenagem automática e alerta de tráfego cruzado – um sistema que detecta presença de pedestres, por exemplo. No powertrain, será utilizado exclusivamente no mercado tailandês o sistema híbrido e-Power que é composto de um motor 1.2 de três cilindros e 79 cavalos de potência como gerador das baterias de 1,5 kWh, além de um motor elétrico com 129 cavalos e 26,5 kgfm de torque para impulsionar o veículo.
No Brasil esse sistema também estará a disposição, mas quanto ao motor a combustão não é sabido se o motor 1.6 já será atualizado para o modelo ou se a marca irá adotar o motor turboalimentado 1.3 com 156 cavalos de potência desenvolvido em conjunto com Renault e Mercedes-Benz, já presente no sedan A200 da marca alemã e deve em breve equipar os Renault Captur e Duster.
[Fotos: Divulgação Nissan]