Na casa de R$ 73 mil, este Honda Fit faz mais de 14 km/l e tem mecânica robusta

Modelo da marca japonesa fez muito sucesso entre o segmento de pessoas com deficiência (PCD).

Honda Fit Personal

O monovolume Honda Fit chegou ao mercado brasileiro no ano de 2003 sob os pilares de robustez, praticidade e um espaço interno bastante generoso, sendo argumento que seguiram com o modelo até o seu fim. Saiu de linha em 2021 para dar lugar ao City Hatch.

Em 2017, ganhou a versão Personal, objetivando atender de forma prioritária o público de pessoas com deficiência (PcD) que adquiria o veículo com isenções de IPI e ICMS. Ficou em linha até o último ano-modelo do veículo, mas até os dias atuais é um veículo bastante desejado no mercado de usados, veja detalhes dele.

Ele dispõe do motor 1.5 16V i-VTEC de quatro cilindros com 116 cavalos de potência a 6.000 rpm no etanol e 115 cavalos também a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina. O torque é de 15,3 kgfm a 4.800 rpm no etanol e na gasolina é de 15,2 kgfm na mesma faixa de rotação. Seu câmbio é automático CVT que simula sete velocidades.

Com relação ao consumo, o Honda Fit sempre foi um bom destaque nesse aspecto. No etanol, registra médias de 8,3 km/l em cidade e 9,9 km/l em estrada, enquanto na gasolina são 12,3 km/l em cidade e 14,1 km/l em estrada. Sua autonomia urbana é de 374 km com etanol e 554 km com gasolina, enquanto sua autonomia rodoviária é de 446 km com etanol e 635 km com gasolina.

Honda Fit Personal

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Nas dimensões, o Fit tem as seguintes medidas: 4,09 metros de comprimento, 1,69 metro de largura, 1,53 metro de altura e entre-eixos de 2,53 metros. No porta-malas são 363 litros, uma capacidade não muito grande, mas o Fit conta com o sistema Magic Seat, onde é bem simples modular o interior do veículo para acomodar o mais diversificado tipo de bagagens e demais utensílios.

A lista de equipamentos do Fit Personal é bem simplória, dada a proposta do veículo, mas já conta com o trivial: ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, duplo airbag frontal, freios ABS, controles de tração e estabilidade, piloto automático, entre outros.

Algumas unidades podem contar com rodas de liga-leve, central multimídia, bancos em couro, entre outros acessórios. No entanto, cabe destacar que “acessorizar” um veículo, em teoria, não é um fator que faz com que o veículo deva ser mais caro.

Honda Fit Personal

Com relação ao preço, de acordo com dados de janeiro de 2025, o Honda Fit Personal 2018 tem Tabela Fipe estipulada em R$ 73.030, enquanto a média de anúncios em sites de classificados é de R$ 75.922, tendo variáveis, como localidade e estado do veículo. Portanto, como podemos ver, trata-se de um modelo em que facilmente é precificado acima da tabela em virtude de uma procura considerável por ele.

Isso mostra uma coisa interessante: o Honda Fit segue um dos principais pontos que fazem com que uma pessoa adquira veículos de marcas japonesas, o valor de revenda. Podemos constatar que mesmo após cerca de 7-8 anos, seu preço é superior ao que era praticado quando zero km, mas também considerando a elevação substancial causada na pandemia.

Ficha técnica

Motor: 1.5
Cilindrada: 1497 cm³
Potências: 116 cv/115 cv @ 6.000 rpm (E/G)
Torques Max.: 15,3/15,2 kgfm @ 4.800 rpm (E/G)
Transmissão:  Automática CVT que simula sete marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 185/60 R15
Dimensões: Comprimento 4.096 mm; Largura 1.694 mm; Altura 1.535 mm; Entre-eixos 2.530 mm
Porta-malas: 363 L.