Não é novidade para ninguém que o segmento automotivo que mais vem dando o que falar nos últimos anos em âmbito mundial é o de SUVs e crossovers. Atenta ao mercado e as novas tendências do consumidor, a Mitsubishi lançou em setembro de 2018 o Eclipse Cross, resgatando o nome do icônico veículo esportivo da marca japonesa que por muitos anos foi referência de design, desempenho e esportividade, ficando em produção entre os anos de 1990 e 2011.
E como era de se esperar, inúmeros saudosistas do antigo esportivo não gostaram muito da adoção do nome de tanto valor e história no modelo novo da Mitsubishi, mas ao mesmo tempo alguns acharam positiva a iniciativa de trazer a tona novamente um nome tão importante. Posicionado entre os crossovers ASX e Outlander, o modelo veio para preencher uma lacuna em que aliasse versatilidade e “esportividade” na gama da marca não só aqui como em diversos mercados ao redor do mundo.
Por certo podemos definir que seu design é lá controverso, mas que tem sim seus admiradores e quem ache ele uma opção bizarra e desejeitada, sobretudo na traseira que possui um desenho mais peculiar e diferenciado, uma vez que a frente e relativamente bonita e carrega a identidade visual da marca, lembrando principalmente seu irmão maior Outlander, citado anteriormente.
Recentemente ganhou duas séries especiais limitadas com base na versão topo de gama, uma de apelo mais esportivo e outra de caráter mais aventureiro, Sport e Outdoor, respectivamente. Pode não ser um destaque de vendas em nosso mercado, muitas vezes passando despercebido por tantos, mas cabe destacar que ele pode ser contemplado pela isenção de IPI para aquisição do público PcD.
O crossover médio da Mitsubishi conta com opção única de propulsor e única também de transmissão, mudando apenas a tração dependendo da versão. O motor é o 1.5 Turbo de quatro cilindros movido apenas a gasolina com injeção direta e indireta de combustível. São 165 cavalos de potência a 5.500 rpm e torque de 25,5 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. A transmissão utilizada é a INVECS-III CVT automática do tipo CVT e que simula oito velocidades com modo sequencial Sport Mode para trazer melhor experiência de condução. Pode ser associado a uma tração dianteira ou nas quatro rodas, esta denominada S-AWC.
São 4.405 mm de comprimento total, 1.805 mm de largura, 1.685 mm de altura e 2.670 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 473 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 60 litros.
As médias de consumo variam com tração dianteira são conforme o INMETRO de 10,3 e 11,9 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Com tração S-AWC são de 10,2 km/L e 11,6 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Movido apenas na gasolina.
⇒ Mitsubishi Pajero Full 2020: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ Mitsubishi Outlander 2021: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ Mitsubishi ASX GLS 2021: preço, fotos, equipamentos e mais
Mitsubishi Eclipse Cross GLS 1.5 Turbo CVT
A versão mais em conta do modelo dispõe de ar-condicionado digital automático, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, antena tipo “Shark”, Full bags (nove airbags), controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e BAS, sistema ISOFIX, DRL em LED, bancos revestidos em tecido, volante multifuncional regulável em altura e profundidade, sensor de chuva, sensor crepuscular, rodas de liga leve de 18 polegadas, central multimídia touchscreen de sete polegadas com Bluetooth, comando de voz/rádio/entradas MP3, USB e iPOD, espelhamento de celulares via Android Auto e Apple Car Play, entre outros itens.
Mitsubishi Eclipse Cross HPE 1.5 Turbo CVT
Essa versão agrega entre outros itens: detalhes de acabamento cromados, bancos em couro com costuras na cor laranja com aquecimento nos dianteiros, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos traseiros com deslizamento e reclinação, chave presencial com partida por botão, paddle shift, retrovisores com rebatimento elétrico, etc.
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 1.5 Turbo CVT
Essa versão agrega controle de cruzeiro (piloto automático) adaptativo – ACC, detector de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sistema de prevenção de aceleração involuntária, head-up display colorido, farol alto automático, entre outros itens.
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC 1.5 Turbo CVT
Versão anterior + tração S-AWC.
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC Sport 1.5 Turbo CVT
Versão anterior + rodas de 18 polegadas com acabamento em black piano, molduras das caixas de roda na cor da carroceria, pinças de freio vermelhas, lanternas traseiras com bordas escuras, detalhes em black piano, entre outras mudanças estéticas
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC Outdoor 1.5 Turbo CVT
Diferente da versão anterior, troca a roupagem esportiva por adereços que remetem um aspecto aventureiro, como pneus All-Terrain, rodas de 18 polegadas em black piano, apliques plásticos nas caixas de rodas em preto fosco, entre outros detalhes.
*podem sofrer alterações sem prévio aviso
Versões | Preços públicos | Preços PcD |
GLS 1.5 Turbo CVT 2021 | R$ 144.990 | R$ 129.055 |
HPE 1.5 Turbo CVT 2021 | R$ 160.990 | R$ 143.297 |
HPE-S 1.5 Turbo CVT 2021 | R$ 175.990 | R$ 156.649 |
HPE-S S-AWC 1.5 Turbo CVT 2021 | R$ 183.990 | R$ 163.769 |
HPE-S S-AWC Sport 1.5 Turbo CVT 2021 | N.A | N.A |
HPE-S S-AWC Outdoor 1.5 Turbo CVT 2021 | N.A | N.A |
Segundo o site da marca, as três primeiras revisões possuem valor fixo de R$ 959,00 com intervalo de 10.000 km ou 6 meses entre elas, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Contudo, a quarta revisão possui preço sugerido de R$ 1.150,00, sendo que a quinta e a sexta custam o valor das três primeiras.
Motor: 1.5 Turbo
Cilindrada: 1499 cm³
Potência: 165 cv @ 5.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm @ 2.000 rpm
Transmissão: Automática CVT com oito velocidades simuladas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e Multilink na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 225/55 R18
Dimensões: Comprimento 4.405 mm; Largura 1.805 mm; Altura 1.685 mm; Entre-eixos 2.670 mm
Capacidade do tanque: 60L.
Porta-malas: 473L.
Peso ordem de marcha: 1540 kg (4×2) e 1605 kg (S-AWC).
[Fotos: Divulgação]