A segunda rodada de resultados do ano 2020 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi apresentada hoje com duas decepcionantes zero estrelas para o novo Hyundai HB20 e o Ford Ka.
Este novo protocolo exige mais recursos. Itens como controle eletrônico de estabilidade (ESP), lembretes de cinto de segurança dianteiro e traseiro, proteção de pedestres, frenagem de emergência autônoma, detecção de pontos cegos, assistência de manutenção de faixa, proteção aprimorada contra impactos laterais (airbags e reforços estruturais) aumentam a pontuação. No caso do ESP, veículos que não oferecerem o item como padrão em todas as versões são penalizados.
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No caso do Hyundai HB20, produzido no Brasil, com dois airbags frontais de série, alcançou zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. O popular hatchback e sedan pontuaram 19% para ocupante adulto, 10% para ocupante infantil, 43% para proteção de pedestres e 14% para assistência à segurança. Com uma proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção ruim para o tórax, levando o modelo a zero ponto para este teste. O teste de chicote cervical, whiplash, também mostrou desempenho ruim, e adicionado à ausência de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), como equipamento padrão, explica o resultado do modelo.
Teste de impacto: Hyundai HB20
O Ford Ka, produzido no Brasil, com dois airbags de série, alcançou zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. O popular hatchback e sedan, segundo modelo mais vendido no Brasil, obteve 34% para ocupante adulto, 9% para ocupante infantil, 50% para proteção de pedestres e 7% para assistência à segurança. Com uma proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção torácica fraca, levando o modelo a zero ponto para este teste. O teste de chicote cervical, whiplash, também mostrou desempenho ruim e adicionado à ausência de ESC, como equipamento padrão, explica o resultado do modelo.
Teste de impacto: Ford Ka
Ambos os modelos foram avaliados quanto ao impacto frontal e lateral, chicote cervical e proteção de pedestres. O impacto de poste lateral não foi executado em nenhum dos modelos, pois eles não oferecem proteção lateral para a cabeça como padrão. O Ka e o HB20 não estão em conformidade com os regulamentos das Nações Unidas sobre proteção de pedestres, e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) não é oferecido como padrão.
Como consequência deste teste e da evolução dos requisitos dos consumidores, a Ford está trabalhando para fazer melhorias em seus produtos. A Ford está apresentando atualizações para o equipamento de segurança do Ka de série, oferecendo ESC e airbags laterais de série em todas as versões. O Latin NCAP avaliou uma versão mais bem equipada do Ka e os resultados confirmam a melhoria na proteção. A classificação por estrelas será atualizada assim que a Ford incorporar esses recursos de segurança essenciais como padrão para toda a região da América Latina e do Caribe.
O Latin NCAP não recomenda a compra de veículos sem ESC, proteção para pedestres, airbags laterais de corpo e de cabeça nem carros zero e uma estrela.
[Fotos e vídeos: Divulgação Latin NCAP]