O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe), realizou novo teste de auditoria em um dos modelos mais vendidos no Brasil: o Novo Hyundai HB20. O resultado do teste de auditoria mostra que o modelo ofereceu menor proteção no tórax do ocupante adulto do que no teste original, ultrapassando por pouco os limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral. Nesta nova auditoria, o modelo recebeu apenas uma estrela para ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil.
O Latin NCAP já havia avaliado o Novo Hyundai HB20 em 2019, fabricado no Brasil, onde obteve quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil. De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento.
⇒ Latin NCAP: novo Corolla recebe nota máxima
⇒ Latin NCAP: Renault Sandero alcança 3 estrelas após 2º teste
⇒ Latin NCAP: novo Onix hatch recebe nota máxima
O Latin NCAP decidiu realizar o teste de auditoria do HB20 e o tórax do adulto apresentou níveis de proteção mais baixos no impacto lateral do que o mesmo modelo testado em setembro de 2019. Durante o impacto lateral, o tórax do adulto ofereceu proteção ruim (cor vermelha), apresentando valores que excedem o limite biomecânico permitido pelo Latin NCAP.
De acordo com o protocolo do Latin NCAP 2016-2019, sob o qual o veículo foi avaliado, uma área crítica do corpo com cor vermelha limita o resultado a, no máximo, uma estrela.
[Fotos e vídeo: Latin NCAP]