O ano de 2024 está acabando e com ele já podemos fazer alguns palpites do que está prestes a vir ao mercado em 2025, enfatizando aqueles que podem atender o público PcD com isenções de impostos.
Por isso, selecionamos os veículos que serão lançados, com alguns podendo ter preços dentro do teto de R$ 120 mil e, por consequência, devem ser vendidos com todas as isenções disponíveis para o público PcD. Veja todos:
Chevrolet
A marca norte-americana promete para 2025 ter pertinentes novidades para o segmento de veículos no Brasil, renovando consagrados modelos do seu portfólio.
Já rodando em testes, o Onix e o Onix Plus ganharão novidades visuais em 2025, as primeiras dessa geração, ficando com visual mais alinhado aos atuais modelos da marca pelo mundo. Além disso, ainda antes das mudanças visuais, ganhará injeção direta para atender ao Proconve L8, ficando também mais potente.
Já o interior deverá seguir Spin e S10, ganhando painel de instrumentos totalmente digital e integrado à central multimídia MyLink que traz também novos recursos.
Essas mudanças abrangerão também o SUV Tracker, modelo que também já roda em testes e terá frente inspirada no Blazer EV, carro vendido no Brasil. Pode ser que haja o surgimento também versões com propulsão híbrida-leve.
Honda
A marca japonesa promoverá em 2025 o retorno de um conhecido do mercado brasileiro, o crossover WR-V. Enquanto a geração anterior era basicamente um Fit com algumas modificações, a nova geração será totalmente nova e independente, vindo para ocupar o “vácuo” entre a linha do compacto City e do SUV HR-V.
Terá como principais concorrentes os modelos Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Nivus, podendo vir equipado não apenas com o motor 1.5 aspirado com injeção direta que vem na dupla de modelos compactos da Honda a venda por aqui, mas também pode ser que marque a estreia do seu 1.0 turbo em terras tupiniquins.
Já em testes pelo Brasil, o Honda WR-V deve chegar no segundo semestre de 2025 e é forte candidato a, assim como o City, ter versão para atender o público PcD.
Nissan
Após quase uma década, a marca japonesa lançará no Brasil a segunda geração do SUV compacto Kicks, já revelada e comercializada em outros mercados, como Estados Unidos. Maior, o modelo terá também uma maior lista de recursos, sobretudo com relação à assistência ao condutor, como piloto automático adaptativo.
Deverá contar também com um motor 1.0 turbo derivado do Renault Kardian, mas diferente do modelo da marca francesa que tem um câmbio automatizado de dupla embreagem, o Kicks deverá contar com uma transmissão automática do tipo CVT. Será produzido na fábrica de Resende (RJ) e conviverá com a atual geração.
Isso se dará, pois a marca japonesa manterá pelo menos por um tempo o atual modelo sob o batismo de Kicks Play e, segundo apurações de sites automotivos, será vendido nas versões Active, Sense e Advance. Isso ajudará também a Nissan a ocupar mais faixas de preço, já que a nova geração do SUV terá um salto significativo também nesse aspecto.
Peugeot
A marca francesa renovou em 2024 tanto o hatch compacto 208 com uma reestilização de meia vida quanto o SUV compacto 2008 com uma nova geração, mas isso não é garantia de que ambos não terão novidades já no próximo ano.
Assim como a dupla Fiat Pulse e Fastback, a dupla da “marca do leão” poderá ter em 2025 versões com propulsão do tipo híbrida-leve que será atrelada ao motor 1.0 turbo de até 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque que equipa uma série de modelos da Stellantis.
A pequena bateria de 12V que substitui o alternador e o motor de partida proporcionará aos modelos uma sensível melhora no consumo de combustível, mas principalmente reduzir os níveis de emissões de poluentes.
Toyota
Um dos modelos mais aguardados do próximo ano é, sem dúvidas, mais um SUV e de uma marca que é objeto de desejo imenso do consumidor brasileiro. É o Toyota Yaris Cross.
De tamanho compacto, brigará diretamente com modelos de peso, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, sendo ainda um modelo que servirá como uma opção acessível no segmento SUV, vide o fato do Corolla Cross ter preços a partir da casa dos R$ 170 mil.
Também já revelado no exterior, deverá ser vendido por aqui com motorização 1.5 aspirada com injeção direta de combustível, além de propulsão híbrida plena nas versões mais caras. É também possível que a Toyota lance uma versão com todas as isenções, mas ainda são boatos.
Volkswagen
Depois de reestilizar os SUVs Nivus e T-Cross, o início de 2025 marcará o lançamento do Tera, novo SUV de entrada da marca alemã no mercado brasileiro. Algumas pequenas aparições já foram realizadas durante o Rock in Rio, baseando projeções acerca do que deve ser o novo modelo da Volkswagen no Brasil.
Concorrente de Fiat Pulse e Renault Kardian, o Tera deve ter preços começando abaixo dos R$ 120 mil, contando com o motor 1.0 turbo na calibração 170 TSI, ou seja, rendendo até 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque. Segundo sites, terá também o motor 1.0 MPI em opções mais baratas.
Não é leviano também pensar no fim de algumas versões do Polo, como Comfortline e Highline.