O SUV médio Kia Sportage foi avaliado pelo Latin NCAP, organização não-governamental responsável por aferir a segurança dos modelos vendidos na América Latina. Vale destacar que o modelo é vendido no mercado brasileiro e das 5 estrelas possíveis, obteve 3.
Segundo análise do órgão, o modelo apresentou boa proteção para cabeça e pescoço do motorista, enquanto a avaliação para o joelho do condutor e do passageiro foi considerada marginal – ou seja, que merece ressalvas. Ademais, na colisão lateral a proteção foi considerada boa para cabeça, tórax, pélvis e abdômen, além da área dos pés ser considerada estável.
⇒ Latin NCAP: VW Polo tem nota reduzida de cinco para três estrelas
⇒ Volkswagen Nivus obtém cinco estrelas no Latin NCAP
Segundo análise do órgão, o modelo apresentou 82,31% de proteção para os adultos, sendo 71,57% para crianças, 47,56% para pedestres e em segurança ativa a proteção é de 55,81%. O modelo avaliado dispõe de seis airbags, freios ABS e controle de estabilidade de série.
Porém, segundo o Latin NCAP, o principal fator responsável pelo desempenho mediano nos testes é a ausência de equipamentos de segurança ativa já de série desde a versão de entrada. Falamos de frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, leitor de faixa, entre outros.
No mercado brasileiro em duas versões, EX e EX Prestige, apenas a última e mais cara oferta esses equipamentos, sendo a de acesso indispondo deles até mesmo como opcionais. “O veículo tem outros equipamentos opcionais que, se disponibilizados de forma mais ampla, poderiam melhorar a classificação”, diz o Latin NCAP.