Lançado em agosto de 2021, o Jeep Commander Overland é SUV grande de sete lugares derivado diretamente do médio Compass, mas que possui diversas características que o tornam um veículo próprio dentro da gama. Desenvolvido integralmente no Brasil, surpreendeu na pré-venda com 7 mil unidades vendidas em 15 dias, muito por conta dos preços competitivos e abaixo do esperado por muitos.
O Commander Trouxe ao Brasil a denominação Overland, utilizada em outros países para versões topo de gama. Vamos detalhar exatamente ela, versão que confere design e detalhes diferenciados.
Por baixo do capô está o 1.3 turboflex também denominado como T270 com 185 cavalos de potência no etanol e 180 na gasolina a 5.750 rpm, e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm em ambos os combustíveis que é aliado a uma transmissão automática de seis marchas.
No entanto, há a opção do motor 2.0 turbodiesel ou TD380 com 170 cavalos a 3.750 rpm e torque de 38,7 kgfm a 1.750 rpm aliado ao câmbio ZF de nove marchas.
Segundo dados do Inmetro, o consumo da motorização 1.3 turboflex com etanol é de 6,9 km/l em cidade e 8,3 km/l em estrada. Com gasolina é de 9,8 km/l em cidade e 11,8 km/l em estrada. A tração com está motorização é sempre 4×2.
Passando para o consumo da motorização Diesel 2.0 turbo, são 10,3 km/l em cidade e 12,9 km/l na estrada. Aqui a tração é sempre 4×4, um dos pontos fortes para o modelo com esse propulsor.
O Jeep Commander Overland tem 4.769 mm de comprimento total, 1.859 mm de largura, 1.682 mm de altura e 2.794 mm de entre-eixos. O porta-malas tem 661 litros de capacidade com cinco lugares e 233 litros com os sete, e o tanque de combustível é de 61 litros.
⇒ Jeep Commander Limited 2022: preço público (e PcD), fotos, equipamentos e mais
⇒ Jeep mantém isenção de IPI para PcD com bônus no Renegade em agosto
⇒ Jeep Compass 2022 continuará com bônus para PcD em agosto
A lista de itens de série é bem recheada, contemplando ar-condicionado digital de duas zonas e saídas traseiras, direção elétrica, vidros elétricos one touch em todas as portas, travas elétricas, retrovisores elétricos com repetidores de seta, chave presencial com partida por botão, teto solar elétrico, painel digital com tela de 10,25”, banco do motorista elétrico, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, piloto automático adaptativo, leitor de faixas e placas, comutação automática dos faróis, limtador de velocidade, bancos em couro e suede na cor marrom, faróis e lanternas totalmente em LED, rodas de liga leve de 19 polegadas, molduras externas plásticas pintadas na cor do carro, central multimídia UConnect touchscreen de 10,1” com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, controle do ar-condicionado, sistema Alexa integrado, Adventure Intelligence Plus, entre outras funções, sistema de som Harman Kardon, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho para o motorista), freios ABS a disco nas 4 rodas, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de estabilidade para trailer, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, assistente de partida em rampa, alarme, entre outros.
O preço público geral com motor T270 é de R$ 219.990 e para PcD há a bônus de 8% que reduz o preço para R$ 202.390,80. Com motor TD380, preço público de R$ 279.990 e para PcD de R$ 257.590,80.
Motor turboflex | Motor turbodiesel | |
Motor | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm3, comando único com variador para escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.956 cm3, duplo comando, injeção direta, turbo, diesel |
Potência/Torque | 180/185 cv @ 5.750 rpm/ 27,5 kgfm @ 1.750 rpm | 170 cv @ 3.750 rpm / 38,7 kgfm @ 1.750 rpm |
Transmissão | automático de 6 marchas; tração dianteira | automático de 9 marchas, tração integral automaticamente variável |
Suspensão | McPherson na dianteira e traseira | McPherson na dianteira e traseira |
Rodas e pneus | rodas de liga-leve de 18″ com pneus 235/55 R18 | rodas de liga-leve de 18″ com pneus 235/55 R18 |
Freios | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira |
Peso | 1.715 kg em ordem de marcha | 1.908 kg em ordem de marcha |
Dimensões | comprimento 4.769 mm, largura 1.859 mm, altura 1.680 mm, entre-eixos 2.794 mm | comprimento 4.769 mm, largura 1.859 mm, altura 1.700 mm, entre-eixos 2.794 mm |
Ângulos | entrada: 20,1º; saída: 22,2º; rampa: 21,1º; altura do solo: 208 mm | entrada: 25,4º; saída: 23,6º; rampa: 21,6º; altura do solo: 214 mm |
Capacidades | tanque 61 litros; porta-malas de 233 a 661 litros | tanque 61 litros; porta-malas de 233 a 661 litros |
KM Flex/Diesel | Custo Flex/Diesel |
12.000 km/20.000 km | R$ 589,00/R$ 1.026,00 |
24.000 km/40.000 km | R$ 688,00/R$ 1.078,00 |
36.000 km/60.000 km | R$ 759,00/R$ 1.643,00 |
48.000 km/80.000 km | R$ 709,00/R$ 2.110,00 |
60.000 km/100.000 km | R$ 1.193,00/R$ 1.052,00 |
72.000 km/120.000 km | R$ 879,00/R$ 1.591,00 |