Hyundai convoca HB20 e HB20s turbo para Recall

A HYUNDAI convoca hoje (29) os proprietários dos veículos HB20 e HB20S equipados com motor 1.0 Turbo e transmissão manual de 06 marchas, modelos 2016 a 2018, para comparecerem a uma Concessionária, a fim de inspecionar a Válvula de Controle de Vácuo do Servo Freio do veículo e, se necessário, substituí-la de forma gratuita.

Modelos convocas:
HB20 e HB20S 1.0 Turbo.
Fabricados de 28/01/2016 a 05/02/2018.
Chassis não sequenciais: De 9BHBG51BAGP561697 a 9BHBG51BAJP870541.

Razões Técnicas

Em determinados casos poderá ocorrer ressecamento da Válvula de Controle de Vácuo do Servo Freio devido à sua localização próxima ao Conversor Catalítico e consequente exposição à alta temperatura. Durante a condução normal do veículo, o condutor poderá notar um ruído similar a um assovio na região do motor. Também poder ser observada oscilação da marcha lenta e, ao continuar operando nestas condições, é possível ocorrer o endurecimento do pedal de freio devido à redução de vácuo no Servo Freio.

 Riscos e Implicações

A redução de vácuo do sistema de assistência de frenagem poderá ocasionar o endurecimento do pedal de freio demandando uma força maior a ser aplicada ao pedal, o que pode ocasionar aumento do tempo e distância das frenagens e gerar risco de acidentes, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros.

A Hyundai ressalta que independentemente do endurecimento do pedal, o sistema de freio continua funcionando, bastando apenas um esforço adicional do condutor no acionamento do pedal de freio para parar o veículo.

Medidas Preventivas – A Hyundai recomenda ao condutor interromper o uso do veículo e procurar imediatamente uma Concessionária HMB caso identifique ruído similar a um assovio na região do motor e oscilação da marcha lenta, que será indicada pelo ponteiro de RPM no painel durante a condução do veículo.

Solução – Inspeção da Válvula de Controle de Vácuo do Servo Freio de todos os veículos envolvidos na Campanha. Se não houver danos, será aplicado Isolador Térmico sobre a peça. Nos casos de eventuais danos, haverá substituição das peças já com o Isolador Térmico.

O inicio do atendimento começa hoje, 29/03/2018, podendo fazer o agendamento para a inspeção em uma concessionaria mais próxima. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento Hyundai pelo telefone 0800-770-3355.
A inspeção gratuita de todos os veículos sujeitos a esta campanha e a substituição da peça, quando necessária, serão realizadas na Rede de Concessionárias HMB, com duração de aproximadamente de 30 (trinta) minutos.