Foi apresentado no Japão o novo Honda HR-V 2022, também chamado de Vezel em alguns mercados. Em geração totalmente renovada, o SUV cresce bastante em tamanho e agora pode ser considerado um médio, não mais um compacto, além de trazer design bem diferenciado e até controverso para alguns, bem como um interior minimalista.
Ainda não temos detalhes técnicos, inclusive de motorização, mas sabemos que a versão apresentada é de propulsão híbrida, contando com um motor 1.5 aspirado conjugado com um motor elétrico e números ainda não divulgados. Para o Brasil deve chegar com o atual motor 1.5 turbo que equipa a versão Touring do próprio HR-V e do Civic, mas não podendo descartar uma variante híbrida, ainda que posterior ao lançamento que deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2022.
Quanto ao design externo, a dianteira conta com uma grade “embutida” na carroceria do carro, não possuindo bordas e sendo na cor do carro, ao menos na versão híbrida. Os faróis são finos espichados, contando com DRL em LED que faz união com uma barra cromada acima da grade. No para-choque podemos notar uma grade colmeia com os faróis de neblina horizontais e separados.
⇒ Honda Civic Touring 2021: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ Honda Fit 2021: veja preços, versões e equipamentos
⇒ Aguardado no Brasil, novo Honda City hatch Turbo estreia na Tailândia
Lateralmente está uma das maiores diferenças da nova geração, que é o caimento da coluna C em estilo cupê, como ocorre com modelos premium, como Mercedes-Benz GLE, BMW X4/X6 e até mesmo o Volkswagen Nivus, mas como um representante mais “popular”. As portas não possuem vincos e a maçaneta traseira continua embutida como na atual geração e o complemento fica por conta das rodas que dependendo da versão serão entre 16 e 18 polegadas.
A traseira também segue tendência e traz lanternas horizontais com uma linha vermelha que faz a “união” entre elas e passando por cima do logotipo da Honda. A placa fica posicionada na tampa do porta-malas, mantendo algo já praticado atualmente.
O interior traz volante que já foi visto na nova geração do Fit, mas com um raio na vertical, uma vez que o do monovolume só traz raios horizontais. O quadro de instrumentos é totalmente digital, além de uma central multimídia “flutuante” de nove polegadas que se assemelha a um tablet. A Honda manteve a saída de ar com aspecto contínuo do lado do passageiro, mas lembrando que não é totalmente funcional, apenas nas extremidades. Já o teto é panorâmico.
No campo da tecnologia, conta com carregador de celulares por indução (wireless), freio de estacionamento eletrônico, além do Honda Connect na central multimídia com Wi-Fi 4G nativo e que possibilita o controle do veículo apenas pelo celular, dispensando a chave. Por último, mas não menos importante, conta com o Honda Sensing, sistema de segurança e conforto que traz piloto automático adaptativo, leitor de placas de trânsito, farol alto automático, frenagem automática de emergência, detector de ponto cego, assistente de permanência em faixa, entre outros recursos.