Lançado no mercado brasileiro em 2015, o Honda HR-V foi um dos primeiros representantes dessa “nova onda” de SUVs médios que virou febre no país até os dias de hoje, lembrando que na época os concorrentes eram basicamente Ford Ecosport e Renault Duster – menção honrosa ao Jeep Renegade que chegou ao Brasil quase que simultaneamente.
O modelo fez absoluto sucesso, representando uma grande evolução no segmento e de certo modo ditou os rumos que as concorrentes teriam que tomar para lançar os SUVs compactos que fariam frente mais adiante. Agora, sete anos depois, chega sua segunda geração no Brasil, batizada de New HR-V e em quatro versões de acabamento.
A Honda vai trazer quatro versões para nosso mercado, duas com motor 1.5 aspirado herdado do City (EX e EXL) e duas com motor 1.5 turbo (Advance – inédita e Touring) já consagrado na gama da marca. Sua chegada se dará em duas etapas de pré-venda, sendo as versões aspiradas previstas para o dia 2 de agosto e as versões turbo para o mês de outubro desse ano. Todas as quatro versões possuirão itens bastante requisitados nos dias de hoje, como faróis em totalmente em LED e o pacote Honda Sensing.
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O Honda Sensing, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor, fez sua estreia no Brasil no início de 2022 com a nova geração do City e agrega equipamentos de destaque, menciona-se:
Além desses, todas as versões também contam com os controles de tração e estabilidade, assistente de partida e descida em rampas, seis airbags, ISOFIX, sistema LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), entre outros recursos.
No ramo da conectividade, as versões Advance e Touring trarão uma novidade da Honda no Brasil: o aplicativo myHonda Connect, similar a tantos outros já conhecidos, como o myChevrolet e my UConnect (este da Fiat e Jeep). Entre as funções embarcadas, será possível consultar status do veículo, acionar controles remotos – como dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância –, encontrar o carro com suporte de mapa, bem como receber alertas, fazer agendamentos de revisões, entre muitas outras funcionalidades.
Vamos aos aspectos mecânicos. Como já antecipado, o New HR-V terá por baixo do capô duas motorizações, ambas 1.5, sendo uma aspirada e outra turbo. Começando pelo motor 1.5 16V DI DOHC i-VTEC, trata-se do mesmo do City 2022, contando com injeção direta de combustível, flex e com potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina).
Segundo o INMETRO, o HR-V 1.5 aspirado tem consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.
Já falando do 1.5 DI VTEC TURBO Flex, não temos ainda informações técnicas. Todas as versões terão câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas e opção de trocas manuais por meio de paddle shifts, com exceção da versão EX. Veja abaixo os itens por versão e as cores disponíveis:
Cores: sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio. A cor padrão do interior é preta, mas as versões Advance e Touring poderão ter couro cinza claro se a cor da carroceria for Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico ou Cinza Grafeno.