A Honda lança no mercado chinês mais um SUV. Trata-se do ZR-V, nome que já havia sido ventilado mundialmente há um bom tempo, mas que era desconhecido ainda o produto que receberia tal batismo. Especulava-se em um crossover de pequeno porte, como Fiat Pulse e VW Nivus para o Brasil, mas não é o que houve.
Quem recebeu esse nome foi o SUV médio vendido como HR-V vendido nos Estados Unidos e que já foi confirmado pela Honda do Brasil para estrear em nosso mercado no ano de 2023. Futuro rival de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross & cia, o modelo é montado sob a base do Civic de décima primeira geração, diferente do HR-V europeu e que virá ao Brasil também, este montado sob a plataforma do Fit.
Não foram revelados muitos detalhes técnicos nem equipamentos, mas na China as opções de motorização serão duas, ambas herdadas do Civic: 2.0 aspirado com 158 cavalos de potência e 1.5 turbo com 182 cavalos. Para nós, deverá ter uma opção com propulsão híbrida. Com isso, será uma alternativa de SUV acima do HR-V e abaixo do CR-V, também médio, mas com sete lugares e que foi descontinuado temporariamente no mercado brasileiro para retornar posteriormente como híbrido.
⇒ Honda City EXL 2022: preço para PcD, fotos, equipamentos e mais
⇒ Honda City Touring 2022: preço PcD, equipamentos, ficha técnica (e mais)
O design do ZR-V é bastante diferente do HR-V europeu, dada a derivação direta do Civic e a sua proposta, trazendo um aspecto mais esportivo e agressivo, embora tenha uma dianteira que não agradou muitas pessoas. Já a traseira de certa forma lembra o City Hatch vendido aqui, logicamente que numa proporção maior.
Seu interior, pelo menos nos EUA, traz a mesma proposta do Civic G11, com minimalismo e certo “conservadorismo”, além de central multimídia saltada (flutuante), tendência mundial.