O mercado de hatches compactos no Brasil fechou o mês de julho de 2020 com um total de 51.555 unidades comercializadas. O número comprova a recuperação gradual das vendas no país após o retorno das produções que ficaram por um tempo paralisadas em decorrência do Coronavírus. No mês de junho foram pouco mais de 38.000 unidades vendidas.
Praticamente todos os modelos tiveram considerável crescimento no ranking de vendas, o que fez com que alguns modelos mesmo vendendo mais, não tivessem melhora na posição quando comparado ao mês anterior. Um exemplo é o Ford Ka com 4.259 unidades vendidas, um aumento de 25,2% perante o mês de junho. No entanto, caiu de quinto para sexto colocado.
Quem inverteu posição também foi o subcompacto Renault Kwid, quarto colocado em junho com 3.547 unidades, ficou em julho na quinta posição com 4.274 carros comercializados. O Volkswagen Gol teve em julho 4.427 unidades comercializadas saiu do pódio e foi de terceiro para quarto colocado.
⇒ Hatches compactos em junho: VW Gol sobe ao pódio
⇒ Hatches compactos em maio: Renault Kwid assumiu o pódio do mês
⇒ Hatches compactos em abril: Citroën C3 vende apenas 15 unidades
Nessa terceira posição está o hatch compacto premium Fiat Argo, registrando crescimento de exatos 58,4% de junho para julho, saltando de 3.003 para 4.756 unidades. E falando de Argo não podemos deixar falar do seu quase contemporâneo de lançamento, Volkswagen Polo. O modelo da marca alemã manteve a sétima colocação de junho, mas teve aumento de vendas: 3.610 contra 2.955.
No meio da tabela, em nono, marca presença o Renault Sandero que também manteve a posição de junho mesmo aumentando o número de vendas: foram 2.005 carros contra 1.362. Já entre os últimos colocados, na décima quarta colocação está o Toyota Etios Hatch com 747 carros vendidos – 3 a menos que em junho, logo abaixo vem o Nissan March com 268 carros – 60 a mais que em junho.
Findando o ranking, aguardando o lançamento, encontra-se em décimo sexto o Peugeot 208 com apenas 223 carros vendidos. Abaixo está o modelo premium Mini Cooper com 96 carros vendidos e em último o modelo da marca francesa Citroën: o C3, tendo 83 unidades comercializadas.
[Fotos: Divulgação]