Fábrica VW Anchieta celebra 60 anos e 14 milhões de veículos produzidos

No mundo todo, é reconhecida como a primeira fábrica da Volkswagen construída fora da Alemanha. No Brasil, é sempre lembrada como a unidade responsável pela produção de modelos icônicos da marca, que fazem parte da vida de pessoas de diferentes gerações. Localizada em São Bernardo do Campo, hoje comemora 60 anos desde a sua inauguração oficial, no dia 18 de novembro de 1959.

A data foi eternizada com a foto clássica do Presidente da República, Juscelino Kubitschek, desfilando no banco de trás do Fusca preto conversível e acenando para as pessoas, acompanhado dos presidentes da Volkswagen alemã, Heinrich Nordhoff, e brasileira, Friedrich Schultz-Wenk.

Veja Também

⇒ Volkswagen lança o T-Cross Sense – versão do SUV exclusiva ao público PcD

⇒ Conheça o VW Virtus PcD (Sense) 2020: preço, fotos e itens de série

⇒ Volkswagen concede bônus de 10% para Virtus Comfortline

Além da data histórica, a Anchieta celebra também a expressiva marca de 14 milhões de veículos produzidos. Os números alcançados em seis décadas reforçam a importância da fábrica, que começou a ser construída em 1956, entrou em funcionamento em 1957.

A Anchieta é considerada um complexo industrial completo por abrigar atividades como Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos.

Mais de oito mil unidades do Fusca produzidas na Anchieta foram emplacadas já em 1959, ano da inauguração, um volume muito acima das duas mil unidades vendidas entre 1953 e 1957, quando o modelo vinha da Alemanha, juntamente com a Kombi, para ser montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

A partir de 1962, o Fusca, que viria a alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas em 1972, já era líder de vendas do mercado brasileiro, posição que manteria por 24 anos consecutivos.

A fábrica foi responsável também pela produção de diversos modelos que marcaram presença, ao longo dos anos, nas ruas e garagens dos brasileiros, assim como em mais de uma centena de países que receberam modelos Volkswagen exportados a partir de 1970. Entre os carros icônicos feitos em São Bernardo do Campo, além de Fusca e Kombi, estão: Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros. Atualmente, a fábrica produz Novo Polo, Virtus, Saveiro e Saveiro Cross.

Siga o MDA nas redes sociais: